Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol garante continuidade de incentivos fiscais



Para tranqüilizar o empresariado, o governador Ivo Cassol tem assegurado a continuidade do programa de incentivos fiscais do Governo do Estado, destacando a importância desses incentivos para o crescimento de Rondônia e para a geração de empregos. “Todos os estados oferecem incentivos fiscais e Rondônia não pode ser diferente, vamos manter essa política como forma de atrair novos investimentos e assegurar a criação de empregos”, anunciou Cassol, durante entrevistas a emissoras de rádios, na capital e no interior, durante a última semana.

Nesta semana, inclusive, o diretor do grupo Votorantim, Eduardo Maciel, um dos mais importantes grupos empresariais do Brasil, que vai instalar uma indústria de cimento em Porto Velho, gerando cerca de 400 empregos diretos, esteve na Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), para acompanhar o andamento do projeto de incentivos tributários, através do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).

Maciel se reuniu com o secretário adjunto Aníbal de Jesus Rodrigues e com o coordenador executivo do Consic, Aníbal Martins Neto. “Recebemos o convite do governador Ivo Cassol para conhecermos a potencialidade e a capacidade produtiva de Rondônia, e decidimos pela instalação da indústria de cimento. Estive pessoalmente com o governador no Rio de Janeiro, em janeiro último, onde tratamos dos investimentos no Estado e sobre a possibilidade da concessão de benefícios tributários, ratificando o encontro anterior, em sua residência oficial”, explicou Maciel.

Em viagem pelo interior do Estado, o governador reforçou a importância da concessão desses benefícios, assegurando a instalação de empresas e a criação de novos postos de trabalho. “Estamos trabalhando para atrair novos investimentos para Rondônia e havíamos feito o convite para que o grupo Votorantim, um dos mais importantes do país, viesse instalar unidades industriais no Estado, gerando emprego e renda para a nossa população. Foi com grande entusiasmo que recebemos o anúncio da instalação dessa indústria de cimento, comprovando a excelente fase econômica de Rondônia e o grande potencial que ainda pode ser explorado”, destacou Ivo Cassol.
Eduardo Maciel disse que “é importante o incentivo fiscal, pois estimula a atividade produtiva. E o governador é um entusiasta por Rondônia, que defende o Estado e acentua as suas potencialidades”. Segundo o secretário adjunto da Seapes, Aníbal de Jesus, o projeto da empresa está em fase de análise no Consic e deverá ser incluído na pauta da próxima reunião do Conder, quando será apreciado.

Na quarta-feira, em Pimenta Bueno, Cassol e o secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Marco Antonio Petisco, reuniu-se com o empresário Flávio Ribeiro, proprietário da empresa Ciclo Cairu, montadora de bicicletas instalada naquele município, e que graças aos incentivos comerciais concedidos pelo Governo do Estado, tornou-se uma das principais empresas do país, produzindo 200.000 bicicletas por ano. “Hoje empregamos 700 funcionários, e se não fosse o incentivo tributário que nos foi concedido não estaríamos em Rondônia. A Lei de Incentivos tem que continuar para atrair empresas e gerar empregos no estado, vamos ampliar nossa unidade, dobrar a produção, gerar emprego e renda aqui”, afirmou. A Cairu, uma empresa modelo no Brasil instalada em Rondônia, foi beneficiada pelo Governo do Estado com mesmo incentivo comercial que a TAG Importadora, citada na matéria do Fantástico e denunciada por sonegação fiscal pela Receita Federal por sub-faturamento, recebeu.

Os números da Cairu provam o quanto é importante a manutenção do programa. Da mesma forma Arlei Berkembrock, proprietário da Piarara Alimentos, de Cacoal, reafirmou a importância dos incentivos fiscais para o crescimento do estado. “Já estamos pleiteando incentivos para a nossa empresa, esperamos que na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (CONDER) nossa solicitação seja aprovada. Precisamos do incentivo para sermos competitivos”, declarou.

Outra empresa visitada pelo governador em seu giro pelo interior foi o frigorífico Rondosafra, em Ji-Paraná, onde foi recebido num almoço na quinta-feira pelos diretores José Neto e Marcelo Galvanini. Cassol conheceu as instalações e viu de perto as obras de ampliação do empreendimento, que hoje emprega 200 funcionários e abate 300 animais/dia, mas graças aos incentivos que recebeu pôde se instalar no estado, ampliar as instalações gerando 600 empregos e abater 800 animais por dia. “É indiscutível que os benefícios fiscais contribuem com o crescimento do estado, e nossa empresa é prova disso. Estamos em Ji-Paraná e vamos aumentar nossa planta para atender o mercado interno que não para de crescer”, disse José Neto.

Na tarde de sexta-feira Cassol, acompanhado do vice-governador João Cahulla, encontrou-se me Jaru com o empresário João Gonçalves, do Grupo Irmãos Gonçalves (supermercados e frigorífico), outro beneficiado com o incentivo tributário. “Sem dúvida que os incentivos colaboram com o crescimento de Rondônia e dos Irmãos Gonçalves, só assim podemos ser competitivos num mercado de grande concorrência como o de gêneros alimentícios”, disse o empresário.

Em todas as visitas o governador Ivo Cassol constatou “in loco” o retorno dos incentivos oferecidos e garantiu, em todas as entrevistas concedidas nas emissoras de rádio e televisão, a permanência dos mesmos, um dos principais responsáveis pelo crescimento da arrecadação e o aumento do emprego em Rondônia. “Em todos os estado existem incentivos, em alguns de até 100%, enquanto aqui chega ao máximo de 85%. Tentaram mostrar que Rondônia é um paraíso fiscal, que aqui é terra sem lei. Mas a verdade não é essa, a população sabe disso, e estes empresários que visitei, sérios e responsáveis, provam que estamos no caminho certo”, disse.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

TV Alero começa a exibir reportagens especiais sobre a importância do homem do campo

Em um esforço para destacar a importância da atuação parlamentar em prol de produtores rurais rondonienses, a TV Assembleia produziu uma série de r

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Emenda do deputado Ribeiro movimenta mais de 500 atletas no campeonato estadual de Jiu-Jitsu

O ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, recebeu entre os dias 08 e 09 de junho, mais de 500 atletas que participaram do Campeonato Estadual de J

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

Empresário Daniel Moraes Pit Bull anuncia pré-candidatura a vereador em Candeias do Jamari

O cenário político em Candeias do Jamari se aquece com a recente novidade da pré-candidatura do empresário Daniel Moraes Pit Bull, filiado ao partid

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

CCJR discute projeto sobre horários de provas de concursos públicos em Rondônia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (11).

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)