Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol fala das potencialidades de RO em São Paulo


Ivo Cassol fala durante palestra na Fiesp. As potencialidades econômicas do Estado de Rondônia foram apresentadas e defendidas pelo governador Ivo Cassol, durante o debate "A Presença da Indústria de Base no PAC - Geração de Energia", realizado pelo jornal Gazeta Mercantil, com o apoio da Casa Brasil, na semana passada, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento contou com a participação do presidente da Gazeta Mercantil, Nelson Tanure, do ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, do senador e presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado Federal, Marconi Perillo, governadores e especialistas da indústria nacional.

Durante dez minutos, o governador Ivo Cassol que estava acompanhado pelo secretário de Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, foi o palestrante do 4º Painel do debate intitulado: "Energia e Infra-estrutura para a competitividade e inteligência da indústria brasileira". Esse painel teve a participação do ex-ministro da Infra-estrutura e fundador da Embraer, Ozires Silva, do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Cosenza e foi mediado pelo presidente do Centro de Estudos Estratégicos Avançados do CIESP.

O governador iniciou sua apresentação destacando que o Estado de Rondônia não é apenas importante para o desenvolvimento do país, pela quantidade de energia que poderá gerar com a construção das hidrelétricas do Complexo Rio Madeira, mas por outras riquezas como as jazidas de diamantes que estão sendo exploradas ilegalmente em locais como o garimpo Roosevelt, de Espigão do Oeste. Fato já denunciado pelo Governo do Estado, oficialmente para o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e Tribunal de Contas da União.

Ivo Cassol, como os demais participantes do debate, criticou a carga tributária brasileira. Ele lembrou que os tributos da região Norte aumentaram ao contrário do que foi prometido para as regiões mais carentes de desenvolvimento regional.

Complexo Rio Madeira e Indústrias - O governador defendeu a construção das hidrelétricas do Madeira (Santo Antônio e Jirau), uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que irão garantir a geração de 6.450 mW de energia elétrica para o Brasil. Ele lembrou que serão necessários investimentos no Estado, nas áreas de educação, saúde, saneamento básico, segurança pública e principalmente infra-estrutura. Estudos recentes do Ibama estimam que a construção das duas usinas seja responsável pela geração, de cerca de 20 mil empregos acarretando um aumento populacional de mais de 100 mil pessoas.

Ainda sobre a construção das usinas, o governador criticou o excesso de burocracia que cercam o projeto fundamental para evitar um novo racionamento de energia elétrica, no País. Ivo Cassol lembrou também que o Estado de Rondônia até o momento não recebeu o gasoduto que ligaria Urucu a Porto Velho. Ele anunciou também que em conjunto com o governo do Acre busca alternativas para que os dois estados tenham uma participação, em torno de 2% no empreendimento das Usinas do Madeira.

A palestra do governador Ivo Cassol foi muito elogiada pelos participantes que conheceram a realidade do estado, através de colocações claras e contundentes onde foram mostradas todas as possibilidades de uma região que é considerada hoje a nova fronteira do progresso.

O governador encerrou sua participação conclamando os empresários a conhecer e a investir em Rondônia. Ele fez ainda um convite aos amantes da pesca esportiva, citando a abundância de vários locais do Estado que são verdadeiros paraísos de beleza e exuberâncias.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)