Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol fala das potencialidades de RO em São Paulo


Ivo Cassol fala durante palestra na Fiesp. As potencialidades econômicas do Estado de Rondônia foram apresentadas e defendidas pelo governador Ivo Cassol, durante o debate "A Presença da Indústria de Base no PAC - Geração de Energia", realizado pelo jornal Gazeta Mercantil, com o apoio da Casa Brasil, na semana passada, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O evento contou com a participação do presidente da Gazeta Mercantil, Nelson Tanure, do ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, do senador e presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado Federal, Marconi Perillo, governadores e especialistas da indústria nacional.

Durante dez minutos, o governador Ivo Cassol que estava acompanhado pelo secretário de Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, foi o palestrante do 4º Painel do debate intitulado: "Energia e Infra-estrutura para a competitividade e inteligência da indústria brasileira". Esse painel teve a participação do ex-ministro da Infra-estrutura e fundador da Embraer, Ozires Silva, do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Cosenza e foi mediado pelo presidente do Centro de Estudos Estratégicos Avançados do CIESP.

O governador iniciou sua apresentação destacando que o Estado de Rondônia não é apenas importante para o desenvolvimento do país, pela quantidade de energia que poderá gerar com a construção das hidrelétricas do Complexo Rio Madeira, mas por outras riquezas como as jazidas de diamantes que estão sendo exploradas ilegalmente em locais como o garimpo Roosevelt, de Espigão do Oeste. Fato já denunciado pelo Governo do Estado, oficialmente para o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e Tribunal de Contas da União.

Ivo Cassol, como os demais participantes do debate, criticou a carga tributária brasileira. Ele lembrou que os tributos da região Norte aumentaram ao contrário do que foi prometido para as regiões mais carentes de desenvolvimento regional.

Complexo Rio Madeira e Indústrias - O governador defendeu a construção das hidrelétricas do Madeira (Santo Antônio e Jirau), uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que irão garantir a geração de 6.450 mW de energia elétrica para o Brasil. Ele lembrou que serão necessários investimentos no Estado, nas áreas de educação, saúde, saneamento básico, segurança pública e principalmente infra-estrutura. Estudos recentes do Ibama estimam que a construção das duas usinas seja responsável pela geração, de cerca de 20 mil empregos acarretando um aumento populacional de mais de 100 mil pessoas.

Ainda sobre a construção das usinas, o governador criticou o excesso de burocracia que cercam o projeto fundamental para evitar um novo racionamento de energia elétrica, no País. Ivo Cassol lembrou também que o Estado de Rondônia até o momento não recebeu o gasoduto que ligaria Urucu a Porto Velho. Ele anunciou também que em conjunto com o governo do Acre busca alternativas para que os dois estados tenham uma participação, em torno de 2% no empreendimento das Usinas do Madeira.

A palestra do governador Ivo Cassol foi muito elogiada pelos participantes que conheceram a realidade do estado, através de colocações claras e contundentes onde foram mostradas todas as possibilidades de uma região que é considerada hoje a nova fronteira do progresso.

O governador encerrou sua participação conclamando os empresários a conhecer e a investir em Rondônia. Ele fez ainda um convite aos amantes da pesca esportiva, citando a abundância de vários locais do Estado que são verdadeiros paraísos de beleza e exuberâncias.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)