Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol e deputados reúnem-se com líderes partidários em busca de apoio à P.E.C.


 
O governador Ivo Cassol, o senador Expedito Júnior e vários deputados estaduais retornaram na manhã desta quarta-feira (7) à Câmara dos Deputados para mais uma maratona de visitas aos gabinetes dos parlamentares líderes partidários do PT, PMDB, PSDB, PP, PPS, PTB, PV e DEM em busca de adesão para votação da Proposta de Emenda a Constituição PEC 483, que beneficia Rondônia incluindo os servidores públicos civis e militares do Estado no quadro da União. 

A proposta está na pauta de votação na Câmara dos Deputados e tem previsão para ser votada em plenário a partir das 18 horas – horário de Brasília – desta quarta-feira. 

O governador Ivo Cassol lidera a maratona de visitas ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC), do vice-presidente da Casa, Miguel Sena (PSDC), além dos deputados Jesualdo Pires (PSB), Valter Araújo (PTB), Kaká Mendonça (PTB), Maurinho Silva (PSDB), Valdivino Tucura (PRP), José Clemente (PTN), o popular Lebrão, Professor Dantas (PT), Edson Martins (PMDB), Luizinho Goebel (PV), Ezequiel Neiva (PPS), Ribamar Araújo (PT) e Tiziu Jidalias (PP), líder do governo no Poder Legislativo. 

Cassol e os deputados chegaram à Brasília no final da tarde de terça-feira (6) e seguiram diretamente para Câmara dos Deputados para tratar do assunto com os líderes partidários. Com as galerias lotadas de servidores de Rondônia, a PEC estava prevista para ser votada na noite de ontem, mas um acordo com os líderes partidários da bancada federal de Rondônia permitiu a transferência da votação para esta quarta-feira. Por outro lado, a comitiva de Rondônia ganhou tempo para reforçar o apoio aos líderes partidários da Câmara no encaminhamento de votação da PEC em segundo turno. 

Ainda na terça-feira governador Ivo Cassol, o deputado Neodi Carlos e o senador Expedito Júnior (PSDB) conversaram em plenário com deputados federais Eduardo Valverde (PT), Anselmo de Jesus (PT), Natan Donadon (PMDB), Marinha Raupp (PMDB), Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB), discutindo a estratégia de encaminhamento para votação. 

A caravana de servidores também chegou na tarde de terça-feira em Brasília e seguiu diretamente para o Congresso Nacional para acompanhar a votação. O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, Israel Borges e o presidente do Sinsepol, Cícero Evangelista, estão otimistas e acreditam que nesta quarta-feira a PEC será votada e receberá apoio de mais de 390 deputados. 


Votação de MP da energia fez bancada tirar a PEC de pauta


A estratégia utilizada pela bancada de Rondônia para retirar de pauta a votação da PEC 483 foi em decorrência da votação da Medida Provisória 466-09, que muda as regras dos serviços de energia elétrica nos sistemas isolados. A proposta ganhou discussões acirradas entre membros da bancada de apoio e da oposição ao Governo Federal em plenário e poderia prejudicar a votação da PEC 483, com o esvaziamento da votação. 

Hoje 97% do território nacional é interligado por redes de energia, exceto os estados do Norte. Na região existem 277 sistemas isolados, que produzem eletricidade para os municípios por meio de termelétricas movidas a óleo. A MP pretende incentivar a integração dessas áreas ao Sistema Nacional (SIN) com a proposta de dar mais segurança de fornecimento e reduzir os custos de geração nesses locais, segundo avaliou o relator da proposta, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).

Fonte: ALE/RO – DECOM

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur

Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Deputada federal Cristiane Lopes critica ministra do meio ambiente em audiência de comissão e cobra fim de embargos

Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)