Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol discute projetos com ministro Nelson Hubner


Os grandes projetos energéticos para Rondônia e o impacto dessas obras na economia do Estado, foram alguns dos temas discutidos no encontro do governador Ivo Cassol com o ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner. A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, a interligação de Rondônia ao sistema energético nacional, a preparação da mão-de-obra local, o grande aporte de recursos para Rondônia, a melhoria da infra-estrutura local para receber as obras foram debatidas pelo governador e o ministro, durante mais de uma hora, no gabinete do Palácio Presidente Vargas, com a presença do presidente da Eletrobrás, Valter Cardeal, do secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ronaldo Schuck e da chefe da Assessoria Econômica do Ministério, Marisete Pereira.

"Numa recente reunião com o presidente Lula e o ministro, em Brasília, já havíamos discutido esses assuntos. Especialmente na questão da melhoria da infra-estrutura local e da preparação da mão-de-obra local para essas obras. Ao presidente, mostramos a necessidade de que a montagem e processo de fabricação sejam realizados aqui em Rondônia. E estamos reforçando esse objetivo junto ao ministro, com a proximidade do início das obras das usinas", explicou Ivo Cassol, destacando que o uso de mão-de-obra local é uma prioridade que ele defende.

O ministro confirmou para o dia 30/10 a data do leilão das usinas e disse que as obras deverão ser iniciadas em setembro do próximo ano. "O Brasil e Rondônia precisam dessa energia e a construção das usinas é um compromisso do Governo Lula", declarou o ministro, acrescentando que "antes, é necessária a interligação de Rondônia ao sistema elétrico nacional, garantindo energia segura e de qualidade para que as empresas possam trabalhar na construção das usinas". As obras do linhão de interligação entre Vilhena (RO) a Jauru (MT) estão sendo executadas e a previsão é que sejam concluídas até outubro do próximo ano.

O governador anunciou que o Estado está fazendo a sua parte para garantir maior estrutura local para absorver esses empreendimentos. "Estamos contratando 900 novos policiais para reforçar a segurança, investindo em programas de formação de mão-de-obra, financiando cerca de R$ 117 milhões para obras de tratamento de esgoto para Porto Velho e atuando no controle da malária, entre tantas outras iniciativas", explicou Cassol.

Nelson Hubner afirmou ainda que as obras não vão afetar o lado boliviano e que todas as medidas possíveis pra evitar qualquer problema serão tomadas. "Um canal será construído para garantir que os peixes possam manter seu ritmo normal de reprodução, sem prejudicar o pescado no país vizinho. Esse não é um problema que afeta as obras", completou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

Deputada Federal Cristiane Lopes faz história ao empoderar mães atípicas com capacitação e novas oportunidades

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) protagonizou um momento marcado por emoção, conquistas e novos começos durante a cerimônia de c

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

Deputado Alex Redano cobra reforço urgente de servidores no Hospital Regional de Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia solicitando, com urgência, o reforço no quadro de servido

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)