Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CASO CORUMBIARA: Negociações avançam, diz Jardim



O secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Joarez Jardim, participou de mais uma rodada de negociação, na última terça-feira, no município de Colorado do Oeste, com integrantes do Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Eliana (Codevise), que busca assegurar uma reparação por meio de indenização aos familiares de vítimas e sobreviventes do massacre de Corumbiara, ocorrido em 1995.

O encontro contou com a participação de cerca de 300 pessoas. De acordo com o secretário Joarez Jardim, a reunião serviu para a consolidação de diversas propostas de melhorias para os trabalhadores rurais. “Esta reunião faz parte de uma determinação do governador Ivo Cassol, que se comprometeu a cumprir uma agenda envolvendo o caso de Corumbiara. Estivemos conversando com os lavradores para resolver o problema deles e propomos melhorar a questão de saúde e do investimento do Promec (Programa de Mecanização Agrícola) junto a eles”, afirmou.

A reunião também produziu outros resultados práticos. “O deputado Luizinho se comprometeu a fazer uma emenda para colocar uma ambulância para o Assentamento de Corumbiara. O deputado Luiz Cláudio também se comprometeu a fazer uma emenda para uma ambulância em Palmares”, afirmou o secretário. 

Juarez Jardim afirmou ainda que a visita conjunta de membros do governo do Estado e da Assembléia Legislativa sensibilizou os parentes das vítimas e também diversos sobreviventes do massacre de Corumbiara. “Nós e os deputados nos comprometemos a buscar soluções para o caso junto ao Incra, seja em Rondônia ou até em Brasília. Houve um reconhecimento por parte deles porque em quase 13 anos, o único governador que buscou resolver o problema foi o governador Ivo Cassol”, contou. 
Para o secretário, a situação de diversas famílias é preocupante. “O que mais nos preocupa nessa situação é que eles entregaram um documento com mais de 90 famílias que ainda não foram assentadas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)”, avaliou.

De acordo com Joarez Jardim, os trabalhadores rurais estão decepcionados com o governo federal. “Eles têm um documento do presidente Lula se comprometendo a resolver o problema e até hoje nada”, acrescentou.

Também participaram do encontro, os deputados estaduais Luiz Cláudio, Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel, o representante da Seaps (Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social), Manuel Serra e o engenheiro florestal da Emater-RO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Sorrival de Lima.

Entenda o caso
No dia 14 de julho de 1995, uma parte da fazenda Santa Eliana foi ocupada por centenas de famílias, no município de Corumbiara. Na madrugada do dia 9 de agosto daquele ano, os camponeses foram surpreendidos por 194 policiais e jagunços, que executaram diversas vítimas, torturaram outras, incendiaram e destruíram o acampamento. De acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) Na ocasião, 355 pessoas foram presas e torturadas. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelos danos causados às famílias. Diversos trabalhadores rurais enfrentam debilidades físicas e seqüelas emocionais causados pelos maus-tratos durante a desocupação da área.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)