Quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 11h45
Na próxima segunda feira (21) a prefeitura de Porto Velho vai inaugurar a Casa da Juventude, no mesmo prédio onde funcionava a Casa Brasil, na Avenida Mamoré, setor Leste da cidade. Além de abrigar a sede da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, que atualmente funciona junto ao gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, a casa vai oferecer atividades culturais, cursos profissionalizantes e até cursinho pré-vestibular, este último em parceria com a Universidade Federal de Rondônia.
Conforme o coordenador de políticas para a juventude, Samuel Pessoa, as obras estão em ritmo acelerado. Os operários trabalham na reforma do telhado, pintura e nas instalações elétricas e hidráulicas. A princípio, segundo ele, não haverá mudanças na estrutura do prédio, apenas uma adaptação com objetivo de destinar um espaço para cursos na área de estética e beleza.
Pessoa informa que a Casa da Juventude será administrada por um comitê gestor composto de membros da coordenadoria e da sociedade civil organizada, através da Rede Portovelhense da Juventude (Reju). “Esse comitê gestor é quem vai tomar todas as decisões sobre as atividades a serem realizadas na casa”, declarou.
A idéia inicial é que a casa trabalhe em parceria com as escolas da zona Leste, igrejas, Conselhos Tutelares e Polícia Militar. Desta forma, espera-se envolver os adolescentes e jovens nas atividades profissionalizantes nos horários em que não estiverem na sala de aula. “Para fazer cursos na casa tem que está matriculado e freqüentando as aulas regularmente. É uma forma de combatermos a evasão escolar, os índices de reprovação e de envolvimento dos jovens com a violência e drogas”, destacou.
Eixos de atividades
Samuel Pessoa informa que dentro do eixo cultural, a Casa da Juventude vai oferecer oficinas de Hip Hop, Karatê, Capoeira, Teatro e iniciação musical, dentre outras atividades. O segundo eixo irá trabalhar comunicação audiovisual e inclusão digital. Na formação profissional, que é o terceiro eixo, haverá cursos de montagem e manutenção de micro computadores, informática básica e avançada, web design, cabeleireiro, manicuro e pedicuro.
Com um local apropriado para atender todas as políticas públicas relacionadas aos jovens, Samuel Pessoa acredita que prefeitura poderá ampliar ainda mais o leque de atenção a essa faixa etária. “O projeto do prefeito do Roberto Sobrinho é para que nossos jovens tenham um futuro com dignidade”, finalizou.
Fonte: Augusto José
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc