Sábado, 27 de junho de 2015 - 20h01
Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Educação (IFRO) participaram de roda de conversa promovida pela Caravana de Educação em Direitos Humanos, que esteve em Porto Velho na última quinta-feira (25) e sexta-feira (26). O papel da educação em direitos humanos para construção da cultura de paz e a cidadania e também a importância dos Mecanismos Estaduais de Prevenção e Combate à Tortura para a Defesa dos Direitos Humanos, foram os temas abordados.
Integrante da Caravana, Aparecida Rodrigues, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) disse que a iniciativa tem o objetivo de discutir temáticas de Direitos Humanos em todas as regiões do país. “Trazer para região Norte desse debate é vim de encontro com necessidades distintas apresentadas em realidades diferentes”, enfatizou.
Aparecida explicou ainda que a intenção de levar o debate as escolas e universidades é possibilitar que estudantes passem de ouvintes para protagonistas na construção da história e se mobilizem na luta pela garantia de direitos humanos.
A Caravana é um desdobramento do Fórum Mundial de Direitos Humanos, que promoveu um debate público sobre direitos humanos, em que foram tratados os principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas às violações de direitos humanos.
Também compondo a Caravana, Lurdinha Nunes (Conselho Nacional de Segurança Pública e Movimento Nacional de Direitos Humanos) descreveu aos estudantes sobre os processos do Marco Regulatório dos Direitos Humanos. De acordo com ela, neste momento, a caravana aborda sobre Educação e Mídia, como prevê o terceiro eixo do Fórum Mundial. O primeiro eixo tratou sobre a Formação da Educação Básica e o segundo, Educação Superior.
Em Porto Velho, a organização contou com o apoio da Associação Nacional de Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (Cedeca/RO), Central Única dos Trabalhadores (CUT/RO), Levante Popular da Juventude, Núcleo de Estudos Históricos e Literários do IFRO, Rede de Educação Cidadã (RECID).
FONTE: ROSIANE VARGASEm Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento
Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri
Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente