Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Capital da Navegação debate entraves do transporte fluvial em Manaus



As deficiências da infraestrutura portuária e uma série de outros entraves, que impactam o transporte fluvial de passageiros no Amazonas e na Região Norte, serão debatidas hoje, terça-feira (6), em Manaus. As discussões ocorrerão no movimento de mobilização "Capital da Navegação",empresários do setor e lideranças sindicais de vários estados do país.

Manaus será a quinta etapa do movimento. As fragilidades do transporte fluvial de passageiros e cargas na região Amazônica, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária e a segurança serão tratados no evento.

O evento é realizado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

O evento ocorre a partir das 9h, desta terça-feira,  6 de outubro, na sala Rio Madeira do Hotel Intercity. Empresários, representantes de vários sindicatos de navegação do país – Sindfluvial, Sindarpa, Sindarsul, Syndarma, Sindasp, Sindiporto Brasil – e da Câmara Interamericana de Transportes. Foram convidados parlamentares do Amazonas e representantes de órgãos ligados ao setor de navegação hidroviária do país.

Após as discussões será elaborado um documento com indicações e pedidos sobre os problemas apontados. O documento seguirá para órgãos responsáveis por solucionar as falhas.

Histórico do movimento

A primeira edição da mobilização foi realizada março deste ano, em Belém. Na ocasião, as lideranças do setor discutiram questão da Poligonal do Porto de Manaus e de Belém, a cobrança de tarifa pela CDP para utilização do canal de acesso ao Porto de Belém, dentre outros assuntos, que envolvem o transporte aquaviário.

Em abril, as lideranças do setor brasileiro de navegação voltaram a se reunir no interior de São Paulo. O foco principal do debate foi a paralisação da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, que vem afetando o setor desde maio do ano passado quando o transporte de cargas foi interrompido para priorizar a geração de energia. Já no último mês de junho, os empresários e representantes sindicais debateram formação de aquaviários, em Porto Alegre (RS).

No dia 20 de agosto, Porto Velho (RO) recebeu o evento e um dos principais temas debatidos foi o avanço do garimpo no Rio Madeira. Uma série de ações foram articuladas no encontro e novamente entidades do setor enviaram denúncias para os órgãos que podem interferir no caso. A mobilização provocou a Operação Azougue, que resultou na expedição de 18 autos de infrações, que juntos somam multas de mais de R$ 3 milhões. Durante a ação, pelo menos 180 balsas foram retiradas da Área de Preservação Ambiental (APA), outras 104 foram notificadas, três lanchas apreendidas e 18 pessoas conduzidas à Polícia Federal. 

Mobilização “Capital da Navegação”

Local: Hotel Intercity, localizado na Rua Professor Marciano Armond, nº 544 - Adrianópolis, na Zona Centro Sul da capital amazonense.

Sala Rio Madeira

Horário: 9h às 12h

-------

Programação

Recepção: para autoridades, convidados, navegadores, empresários e imprensa.

9h - composição da mesa;

9h10 às 10h30 - ocorrerão as apresentações de painéis de temas relacionados a navegação fluvial na Amazônia (transporte de passageiros no Amazonas e na Amazônia, a formação de profissionais aquaviários, infraestrutura portuária da região e segurança);

10h30 às 12h - debate sobre entraves da navegação;

No final do evento, o documento "Carta de Manaus" será elaborado com encaminhamentos de propostas e pedidos para órgãos, que podem solucionar problemas apontados pelo setor. 


Fonte: Sindarma

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)