Terça-feira, 29 de novembro de 2011 - 12h01
A prefeitura de Porto Velho reforçou a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no último final de semana no distrito de Jacy-Paraná. Ações foram realizadas na Feira do Porto (Praça Aluízio Ferreira) e na sede da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, responsável pelo evento. O objetivo, segundo a coordenadora de mulheres, Mara Regina Araújo, é promover a cultura de paz e conscientizar a sociedade como um todo da necessidade de viver sem violência, principalmente nos lares.
Em Jacy Paraná, o encontro foi realizado na sede da Associação de Mulheres e dos Idosos. Um grupo de 30 mulheres que fizeram o curso de corte e costura pelo Projeto Eu Quero, também idealizado pela prefeitura, foi o foco dos trabalhos. Elas receberam orientações sobre a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, igualdade de gêneros, Lei Maria da Penha, empreendedorismo e cooperativismo.
Elas ainda foram informadas sobre diversas ações realizadas pelo Município em prol do público feminino por meio da Casa Abrigo, Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e da própria Coordenadoria, dentre outras conquistas obtidas na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. “Vamos orientar e acompanhar essas mulheres para que conquistem a autonomia financeira. Desta forma, poderão melhorar a qualidade de vida de toda a família e também não precisarão ficar reféns dos maridos violentos, por conta da dependência financeira”, comentou Mara Regina.
Outra reunião foi marcada, pois as mulheres pretendem formar uma cooperativa de costureiras para atuar em Jacy e região. Foi acertado, ainda, que as mulheres do distrito irão expor produtos artesanais sobre o Natal no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A data dos eventos será divulga posteriormente.
Capital
Encontro semelhante ao ocorrido em Jacy Paraná foi realizado sexta feira (25), em Porto Velho, também com a presença das mulheres que concluíram capacitação pelo Projeto Eu Quero. A reunião aconteceu na sede da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Os responsáveis pela Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência também estiveram na Praça Aluízio Ferreira e no Parque da Cidade distribuindo panfletos e explicando os objetivos da campanha para as pessoas.
Na avaliação de Mara Regina, os resultados da campanha estão dentro da expectativa. “A cada dia estamos conseguindo mais adesões da sociedade, empresas e órgãos públicos. Nosso objetivo está sendo alcançado”, observou.
Fonte: Augusto José
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar