Quarta-feira, 2 de abril de 2014 - 12h31
A 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa se iniciará no Estado no próximo dia 15. O período vai até 15 de maio e devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses. Mas todos os animais devem ser declarados até 22 de maio, independente da idade.
Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o calendário de vacinação não será alterado devido à cheia do Rio Madeira, mas podem ocorrer ações pontuais em algumas localidades. “Nenhum produtor será prejudicado por causa da cheia”, informa o diretor técnico em exercício Fabiano Alexandre dos Santos.
O diretor técnico conta também que a vacinação nas 148 propriedades às margens do Rio Madeira na região de Porto Velho são acompanhadas através da vacinação assistida (imunização com a presença de um técnico do órgão) e que para essa Campanha, por conta das enchentes, houve uma suspensão temporária do início das atividades. “Vamos iniciar a vacinação assistida assim que tivermos condições de trabalhar nestas localidades”.
A Agência Idaron irá aproveitar a declaração de vacinação para fazer a contagem do rebanho no Estado, inclusive os animais que morreram por conta da cheia. “O produtor pode declarar o óbito dos animais a qualquer momento, mas não terá problema se esperar até a declaração desta campanha”.
O presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, explica que a Agência faz parte do grupo de emergência do Governo, liderado pela Defesa Civil Estadual e está disponibilizando recursos humanos e estrutura física para apoio, além de viabilizar a retirada de animais das áreas alagadas. “Nós entendemos a importância dos produtores rurais para o Estado de Rondônia. Então sempre agimos para apoiá-los. Não podemos nos ausentar neste momento tão crítico”.
A solenidade de abertura da 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa ocorrerá no dia 12, às 9h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço de Gusmão, no município de Vale do Anari. De acordo com a Agência Idaron, na última campanha foram vacinados e declarados 12.108.285 bovídeos (bois e búfalos).
Fonte
Texto: Amabile Casarin
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)