Segunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 15


Gente de Opinião

A 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa se iniciará no Estado no próximo dia 15. O período vai até 15 de maio e devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses. Mas todos os animais devem ser declarados até 22 de maio, independente da idade.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o calendário de vacinação não será alterado devido à cheia do Rio Madeira, mas podem ocorrer ações pontuais em algumas localidades. “Nenhum produtor será prejudicado por causa da cheia”, informa o diretor técnico em exercício Fabiano Alexandre dos Santos.

O diretor técnico conta também que a vacinação nas 148 propriedades às margens do Rio Madeira na região de Porto Velho são acompanhadas através da vacinação assistida (imunização com a presença de um técnico do órgão) e que para essa Campanha, por conta das enchentes, houve uma suspensão temporária do início das atividades. “Vamos iniciar a vacinação assistida assim que tivermos condições de trabalhar nestas localidades”.

A Agência Idaron irá aproveitar a declaração de vacinação para fazer a contagem do rebanho no Estado, inclusive os animais que morreram por conta da cheia. “O produtor pode declarar o óbito dos animais a qualquer momento, mas não terá problema se esperar até a declaração desta campanha”.

O presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, explica que a Agência faz parte do grupo de emergência do Governo, liderado pela Defesa Civil Estadual e está disponibilizando recursos humanos e estrutura física para apoio, além de viabilizar a retirada de animais das áreas alagadas. “Nós entendemos a importância dos produtores rurais para o Estado de Rondônia. Então sempre agimos para apoiá-los. Não podemos nos ausentar neste momento tão crítico”.

A solenidade de abertura da 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa ocorrerá no dia 12, às 9h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço de Gusmão, no município de Vale do Anari. De acordo com a Agência Idaron, na última campanha foram vacinados e declarados 12.108.285 bovídeos (bois e búfalos).


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa solicita revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

A deputada estadual Dra. Taíssa (PSC) protocolou uma indicação parlamentar ao Departamento de Estradas, Rodagens e Transportes (DER) solicitando a r

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

Empresário Fábio Barroso assume Republicanos, em Ji-Paraná

O empresário Fábio Barroso assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal do Partido Republicanos, em Ji-Paraná. A missão da nova diretor

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Confúcio comemora o projeto de duplicação da BR-364, o oitavo investimento do governo federal

Senador, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, lembra que a duplicação terá seu edital lançado em julho e o leilão acontecerá em outub

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de março de 2024 | Porto Velho (RO)