Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 15


Gente de Opinião

A 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa se iniciará no Estado no próximo dia 15. O período vai até 15 de maio e devem ser vacinados bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses. Mas todos os animais devem ser declarados até 22 de maio, independente da idade.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o calendário de vacinação não será alterado devido à cheia do Rio Madeira, mas podem ocorrer ações pontuais em algumas localidades. “Nenhum produtor será prejudicado por causa da cheia”, informa o diretor técnico em exercício Fabiano Alexandre dos Santos.

O diretor técnico conta também que a vacinação nas 148 propriedades às margens do Rio Madeira na região de Porto Velho são acompanhadas através da vacinação assistida (imunização com a presença de um técnico do órgão) e que para essa Campanha, por conta das enchentes, houve uma suspensão temporária do início das atividades. “Vamos iniciar a vacinação assistida assim que tivermos condições de trabalhar nestas localidades”.

A Agência Idaron irá aproveitar a declaração de vacinação para fazer a contagem do rebanho no Estado, inclusive os animais que morreram por conta da cheia. “O produtor pode declarar o óbito dos animais a qualquer momento, mas não terá problema se esperar até a declaração desta campanha”.

O presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, explica que a Agência faz parte do grupo de emergência do Governo, liderado pela Defesa Civil Estadual e está disponibilizando recursos humanos e estrutura física para apoio, além de viabilizar a retirada de animais das áreas alagadas. “Nós entendemos a importância dos produtores rurais para o Estado de Rondônia. Então sempre agimos para apoiá-los. Não podemos nos ausentar neste momento tão crítico”.

A solenidade de abertura da 36ª Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa ocorrerá no dia 12, às 9h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartolomeu Lourenço de Gusmão, no município de Vale do Anari. De acordo com a Agência Idaron, na última campanha foram vacinados e declarados 12.108.285 bovídeos (bois e búfalos).


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)