Quinta-feira, 15 de setembro de 2011 - 20h03
Com o tema "Caminhada para a paz no trânsito", a Prefeitura de Porto Velho por meio da Semed em seu Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino e da Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar (Dice), promove no dia 22 de setembro, duas caminhadas, uma no centro e outra na zona Leste da cidade. Serão ao todo 24 escolas municipais participando. Pela parte da manhã 11 escolas de localidades próximas ao Centro, farão o percurso saindo às 8 horas, da Praça Aluísio Ferreira, finalizando na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. À tarde 13 escolas da zona Leste farão a caminhada, a saída será às 16 horas da escola, Vôo do Juriti e irá até o espaço da Polícia Militar, na Rua José Amador dos Reis. Durante o trajeto as crianças farão panfletagem e ao término farão apresentações de músicas, coreografias e teatro.
“Essa é a terceira caminhada que realizamos. Um dos maiores problemas constatado é a violência no trânsito e para tratarmos sobre isso, durante todo o mês de setembro, as escolas estarão trabalhando com essa temática, voltado para a cultura de paz. As turmas estão recebendo palestras, fizeram cartazes, faixas e ensaiaram apresentações para o dia da caminhada", afirma Andréa Melo - Chefe da Divisão do Desenvolvimento da Cultura Escolar.
Para Andréa Melo, a educação para a paz nas escolas surgiu com o intuito de diminuir a violência em todas as áreas, e busca alternativas para que índices da mesma sejam bem menores na nossa cidade. “Um dos pontos a se pensar é na educação preventiva, esse é um instrumento valioso, à medida que, através dela, podemos educar crianças, adolescentes, jovens e adultos para formarem gerações de pacifistas capazes de, em suas discussões e negociações, promoverem o diálogo e a cooperação na busca de viver melhor de forma individual e coletiva", explica Andréa.
Cartões de Natal
A Cultura de paz nas escolas são ações integradas, entre elas, concurso do "Cartão de Natal”, que neste ano não terá um tema geral, será trabalhado de acordo com as peculiaridades e dificuldades de cada comunidade onde o colégio está inserido. “Vemos que escolas no bairro Nacional irão trabalhar cartões voltados para a prevenção das drogas, os alunos da escola Maria Isaura, trabalharão o Bullying, já no Joana D’ark serão abordados os casos de violências domésticas. A escola é participante ativa e vê a melhor forma de trabalhar isso com os alunos”, comenta Andréa.
Podem participar a educação infantil, fundamental e EJA, serão escolhidos dois desenhos de cada seguimento, totalizando seis. As escolas deverão pré selecionar 20 cartões e enviar a Semed que fará a escolha dos seis melhores do município. Os cartões irão ilustrar calendários e cartões da prefeitura. A escola premiada recebe um kit de livros de arte e o aluno, além desse, recebe também uma bicicleta.
Fonte: Rebeca Barca
O Agro em boas mãos: produção de café dobra e realiza sonhos em Nova Brasilândia do Oeste
Uma história de coragem, força, luta, resiliência e muita, mas muito mesmo, fé! Essa é a saga da família do agricultor Hermes Rodrigues de Assunção,
Deputada Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo
A deputada federal Cristiane Lopes realizou a entrega oficial de equipamentos ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Rio Crespo. O
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d