Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caminhada pela Paz no Trânsito percorre ruas da Capital


Estudantes de 12 escolas municipais localizadas na zona Leste de Porto Velho tomaram conta das Ruas Antônio Fraga Moreira, Inácio Mendes e parte da José Amador dos Reis, no bairro JK, pedindo paz no trânsito. A Caminhada Pela Paz reuniu cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e diretores dos estabelecimentos de ensino. O evento foi teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade de tornar o trânsito mais seguro para todos, com menos violência.

A caminhada começou em frente à Escola Vôo da Juriti, na Rua Antônio Fraga Moreira, percorreu parte da Rua Inácio Mendes e em seguida parte da José Amador dos Reis, até a sede do 80° DP. Com faixas, cartazes, bonés e balões brancos, os participantes caminhavam ao som da fanfarra da Escola 12 de Outubro, que deu ritmo à caminhada. Um carro de som também foi utilizado no evento.

“Essa caminhada visa sensibilizar a população da zona Leste e também alunos e professores. Estamos pedindo mais consciência no trânsito e menos violência”, afirmou a secretária municipal de educação, Maria de Fátima Ferreira. Ela disse que as crianças são agentes de informação e vão se tornar multiplicadores na família e na comunidade, uma vez que a prefeitura tem tratado do tema também nas salas de aula, de forma didática e pedagógica. “O principal resultado será visto somente no futuro, pois certamente esses alunos se tornarão condutores conscientes”, completou.

O capitão PM Roberto Barros, que estava comandando as ações da Companhia de Trânsito no local, explicou que a participação dos policiais no evento foi muito além da simples organização, mas também prestando informações e orientações a comunidade, para que todos possam desfrutar de um trânsito mais seguro, dentro do aspecto educativo. “É um evento muito importante, principalmente para as crianças, que vão interiorizar esses conhecimentos. Bom seria que a educação de trânsito fosse ensinada em todas as escolas”, comentou.

Na avaliação do chefe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran, Zacarias dos Santos, os maiores beneficiados com a caminhada são os alunos, depois as pessoas com as quais vão manter contados e repassar essas informações com mais clareza e objetividade. Além disso, certamente não vão permitir que os pais cometam infrações e coloquem a vida da família em risco.

Calendário

Uma das coordenadoras da caminhada, Andréia Melo, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Semed, explicou que o evento já faz parte do calendário anual da prefeitura e que esse ano é a sua terceira edição. Nos anos anteriores a caminhada não tinha um tema específico, mas em 2011 decidiram que era importante pedir paz no trânsito, devido o alto índice de acidentes por toda a cidade. “Nosso objetivo é desenvolver a cultura de paz voltada para o trânsito”, enfatizou.

Depoimentos

A diretora da Escola Padre Giovane, Rosimar Neves, declarou que a cidade está precisando de mais eventos como esse. Disse que na frente da escola onde trabalha, na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, vários alunos já foram atropelados. “Os carros não respeitam e trafegam em alta velocidade. Acho essa caminhada muito importante”, afirmou.

Diretor da Escola Padrão, Maico José da Costa também elogiou a iniciativa. “Precisamos de mais paz e segurança no trânsito”, frisou. A diretora da Escola Vôo da Juriti, Sioneidia Aparecida de Oliveira, destacou o cunho educativo da caminhada e afirmou: “precisamos de mais ações como esta durante o ano, pois também contribuem para com a aprendizagem dos nossos alunos”.

Participantes

Participaram da caminhada na zona Leste alunos das Escolas Flamboyant, Chapeuzinho Vermelho, Bom Princípio, Darcir Ribeiro, 12 de Outubro, Padre Giovane, Estela Compasso, Pingo de Gente, Flor do Piquiá, Ulysses Soares, Vôo da Juriti e Escola Padrão.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)