Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara realizará duas audiências públicas


A Câmara Municipal de Porto Velho realizará, no próximo dia 20, às 16hs, Sessão Especial de Audiência Pública para discutir a desapropriação dos imóveis situados na faixa de domínio da BR-364 entre a faculdade Faro e a Estrada da Areia Branca, uma extensão de 10 quilômetros. A iniciativa através de Requerimento é do Líder da bancada do Partido Verde, vereador Marcelo Reis.

A desapropriação atinge diretamente dezenas de moradores e pequenos empreendedores que há mais de 20 anos estão estabelecidos no lugar. Na audiência pública se discutirá o destino dessa gente, qual a forma de avaliação das casas, terrenos e comércio e o início da desafetação.

Para que a comunidade alvo fique bem informada, a Mesa Diretora da Câmara está convidando o Dnit, Semur, Sempre, Procuradoria Geral do Município, Ministério Público de Rondônia, lideranças urbanas e os moradores da região.

Já no dia 26 desse mês, no mesmo horário, será a vez da Sessão Especial de Audiência Pública convocada pelo vereador Cabo Anjos (PDT), através de Requerimento aprovado em plenário, para discorrer sobre a criação da Guarda Mirim no município de Porto Velho.

Para isso, a Mesa Diretora está convidando o governador do Estado, Confúcio Moura, o prefeito Roberto Sobrinho e representantes da Semtran, Detran, Polícia Civil e Militar, Ministério Público do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Conselho Tutelar, Secretaria de Ação Social entre outros órgãos e entidades envolvidas e interessadas no assunto.

E o vereador Cláudio Carvalho, Líder de Governo na Câmara Municipal, e membro da bancada do PT, está requerendo da Secretaria Municipal de Projetos Especiais-Sempre, na pessoa do seu titular, Pedro da Costa Beber, informações sobre o projeto de construção da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Nova Mutum, distrito de Porto Velho.

Cláudio quer um relatório circunstanciado da contrapartida e compensação firmada entre o Consórcio ESBR – Energia Sustentável do Brasil e o Município. Ele quer saber sobre todos os compromissos firmados em favor do antigo Distrito de Mutum Paraná. Em relação à escola vem chamando a atenção o fato de, apesar de recentemente construída pelo Consórcio, vem apresentado sérios e graves problemas na estrutura física deixando a unidade educacional com condições mínimas de funcionamento.

Fonte: Osmar Silva
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)