Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara quer resolver problema de energia de Rio Pardo


O debate acerca da falta de energia e elétrica dominou a Sessão Popular realizada nesta quarta-feira à tarde, dia 25, pela Câmara Municipal de Porto Velho no povoado de Rio Pardo encravada no coração da Reserva Florestal do Bom Futuro.

Após discursos inflamados de líderes locais e vereadores, ficou ajustada uma agenda de atividades políticas objetivando levar energia elétrica, ainda este, ano para o povoado que fica a 180 kms de Porto Velho e 80 de Buritis.

-Temos que resolver o problema de energia. Não tem condições de uma população de mais de 15 mil pessoas viverem sem energia elétrica. Fizemos questão de vir aqui para ver, pessoalmente, as condições de vida de vocês. Queremos ouvir e ajudar declarou Eduardo.

- Nem que seja preciso a gente ir à presidente Dilma Roussef. O nosso ministro Marcelo Crivela, se precisar, marcará a audiência, disparou o vice-presidente da Câmara, vereador Pastor Delso (PRB).

- E se nada disso resolver, venho aqui ajudar vocês a fechar a BR-364. Aí eu quero ver se não resolve! Completou o vereador Mário Sergio (PMN).

- Mas nós vamos trabalhar para resolver. Já temos o apoio do senador Valdir Raupp que já está envolvido e trabalhando pela causa lá em Brasília, assegurou o vereador Ramiro Negreiros(PMDB).

A partir daí foi criada a comissão de vereadores composta de Ramiro Negreiros, Mário Sérgio, Mariana Carvalho, Jurandir Bengala e membros do Rio Pardo para a ação política buscando a solução do problema. Eduardo já marcou para dentro de 15 dias, uma reunião de avaliação.

Ao começar, a sessão não tinha presente nenhum dos órgãos de governo convidados. Só mais tarde chegaram representantes da Eletrobrás, da Semob e a secretária de Educação do Município. Ninguém do governo estadual e até o prefeito Roberto Sobrinho e o senador Valdir Raupp faltaram.

Sob a presidência do vereador Eduardo Rodrigues (PV) que se fez acompanhar de mais 9 parlamentares, o evento transcorreu sob olhares e ouvidos atentos de uma multidão desconfiada e cansada de promessas não cumpridas por agentes públicos e políticos.

Mesmo assim, alguns itens avançaram. O primeiro foi a estrada de 90 kms de acesso a partir da BR-364 que já está sendo recuperada pela Secretaria Municipal de Obras-Semob que, agora, foi paralisada enquanto aguarda uma ordem liberatória da Secretaria de Estado do Meio Ambiente-Sedam.

A professora Ângela, titular da Seduc, comprometeu-se de, em 15 dias, resolver os problemas de ducação de Rio Pardo onde as crianças ainda não começaram o ano letivo 2012. E Eduardo Rodrigues comprometeu-se também, em obter do Executivo Municipal, uma ambulância adquirida por verbas de economia da Câmara devolvida à Prefeitura, para atender à população local.

Fonte: Osmar Silva

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)