Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara pede plano contra alagações


Um plano de execuções de serviços para que seja solucionado o problema de alagações nos bairros de Porto Velho, em caráter de urgência, foi solicitado pelos vereadores da Câmara Municipal, durante discussões sobre o caos que castiga a capital nessa época do ano. A reunião, realizada na manhã de quarta-feira, no Legislativo Municipal, contou com a presença, além de vereadores, líderes de associações de bairros, como Nova Porto Velho, Mariana, Três Marias, Eldorado, além dos secretários Jair Ramires (Semusb), Marcelo Fernandes (Semob), Israel Xavier (Sempre), Mário Sérgio (Emdur).

Segundo ficou definido, os secretários irão apresentar projetos de execução na segunda-feira, aos vereadores que buscam medidas rápidas de respostas para moradores da Capital prejudicados pelo problema de alagação. Antes do início da reunião, foram exibidos vídeos que retratam o caos vivido por vários moradores que tiveram casas invadidas pelas águas das chuvas, causando sérios prejuízos materiais.

O convite aos secretários e lideres de bairros para o debate sobre o problema foi formulado pelo vereador Marcelo Reis (PV) que, assim como os demais parlamentares, manifesta preocupação com o problema que, segundo explica, atualmente tem atingido até mesmo bairros que antes não sofriam com alagações.

Os vereadores apontaram a execução de um plano de emergência para que a situação seja resolvida. O vereador Jaime Gazola (PV) propôs que seja decretado estado de emergência e que se busque recursos para que o caos seja resolvido não momentaneamente, e sim definitivamente pensando nos próximos anos.

Os vereadores Sid Orleans (PT), Mariana Carvalho (PSDB), Edemilson Lemos (PSDB), Chico Lata (PP), Moises Costa (PV), Pastor Delso (PRB), Marinho Melo (PMDB), Cláudio da Padaria (PC do B), além do presidente Eduardo Rodrigues (PV), ouviram atentamente as reivindicações e reclamações dos líderes de bairros e, consequentemente, questionaram os secretários presentes sobre uma ação de emergência.

Os secretários se comprometeram em apresentar na segunda-feira, os planos de emergência, mas também salientaram que algumas medidas já estão sendo desenvolvidas como limpeza e alargamento de bueiros e canais, visando minimizar o impacto das alagações. Outra questão apontada pelos secretários é quanto a grande quantidade de lixos jogados nas ruas que obstruem os bueiros aumentando, dessa forma, o problema. 

FONTE:
 PAULO RICARDO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá

Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com a BR-319 após entrega da ponte no Rio Curuçá

A deputada federal Cristiane Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, celebrou nesta segunda-feira (29), a liberação da nova pon

Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste

Alex Redano solicita implantação do programa Regulariza Rondônia em Ouro Preto do Oeste

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Dep

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)