Quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 12h25
Tramita na Câmara Municipal de Porto Velho, projeto de lei de autoria do vereador Cabo Anjos (PDT) que institui o Dia Municipal de Combate a Homofobia em Porto Velho. Conforme a proposta, a data será celebrada sempre no último domingo do mês de agosto com passeata pelas ruas da cidade, oficializando, portanto a Parada do Orgulho Gay.
Com previsão de entrar na pauta do Legislativo na próxima semana, a propositura tem grandes perspectivas de ser aprovada. A maioria dos parlamentares se mostrou favorável a ideia durante reunião nesta semana na Casa de Leis entre legisladores e representantes do Movimento Gay para discutir o texto da matéria.
“Até os vereadores que não tiveram condições de participar do encontro, demonstraram interesse pelo tema”, afirmou Cabo Anjos, esclarecendo que a programação alusiva ao Dia Municipal de Combate a Homofobia ficará a cargo de organizações não – governamentais que defendem os interesses dessa faixa da população e a Prefeitura Municipal de Porto Velho, bem como outros segmentos interessados pela causa.
Embora a Parada do Orgulho Gay tenha tomado forma de uma festa popular, onde o clima de alegria predomina durante o seu percurso, o projeto do pedetista apresenta dados lamentáveis da realidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “Segundo pesquisas de Luiz Mott, presidente do Grupo Gay da Bahia, nos últimos 25 anos, de 1980 a 2005, foram assassinados 2.511 homossexuais no Brasil”, diz a justificativa.
Para a promoter Luiza Rammil, que coordena o Concurso Miss Rondônia Gay, o fato da iniciativa de se instituir o Dia de Combate a Homofobia ter partido de um integrante da Polícia Militar representa um significativo avanço. “É o resultado do trabalho de conscientização, pois já foram realizados vários treinamentos para orientar PMs como deve ser a abordagem a esse público”, conclui Luiza, anunciando que levará à Câmara Municipal um grupo de ativistas no dia da votação.
Fonte: João Albuquerque
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)