Quarta-feira, 11 de julho de 2012 - 12h43
A sessão especial que a Câmara Municipal de Porto Velho realizou na tarde desta terça – feira, 10, para distinção honorífica a Estrada de Ferro Madeira – Mamoré em homenagem aos 100 anos da sua construção, marcou a adesão do Poder Legislativo do Município na pró - candidatura para a ferrovia se tornar patrimônio da humanidade junto a Unesco ( Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Primeira oradora na solenidade, a vereadora Mariana Carvalho (PSDB) que solicitou a homenagem, apresentou no seu discurso uma retrospectiva da via férrea destacando a participação de trabalhadores de vários países na construção da obra, que segundo ela, está esquecida. “Não podemos dar as costas para o Rio Madeira e a Madeira Mamoré, que são o berço da nossa história”, resumiu a tucana.
O procurador federal junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) Ricardo Leite, um dos entusiastas do reconhecimento da estrada de ferro como patrimônio da humanidade, conclamou as autoridades, ex – ferroviários, historiadores e todos os presentes na cerimônia para assinar o documento que solicita tal reconhecimento para a Madeira - Mamoré
.
“Não tem dinheiro que pague esse título”, disse ele, ressaltando que caso a estrada seja reconhecida, haverá preservação internacional permanentemente, principalmente pelo aumento do fluxo de turistas em Rondônia.
O secretário de Cultura Esporte e Lazer do Estado, Francisco Leilson cobrou uma maior participação dos movimentos organizados em defesa da Madeira - Mamoré. “Precisamos de apaixonados que mostrem à sociedade a importância desse patrimônio”.
Julio Olivar, secretário estadual de Educação, informou que está aproveitando o poder de articulação da pasta que comanda para divulgar a campanha pelo reconhecimento da Madeira - Mamoré como Patrimônio da Humanidade.
“Estamos colhendo assinaturas em todo o estado”, frisou ele, observando que a Seduc conta com 416 escolas, 270 mil alunos e 27 mil servidores. Todos estão aptos portanto para a apoiar a Madeira – Mamoré que precisa de assinaturas para receber o memorável presente no aniversário de cem anos.
Fonte: João Albuquerque
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p