Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara discute cancelamento de vôos para Rondônia


O cancelamento dos voos para Rondônia e Maranhão, ocorridos esta semana, foi o principal assunto em discussão da reunião entre os representantes da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac e TAM. O secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro Oliveira, e o deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA), membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados argumentaram por seus estados.

Leandro ponderou que os voos de Rondônia têm em média 87% de ocupação e não há justificativa para o cancelamento. Ele solicitou um acordo com as companhias aéreas para que os voos cancelados sejam retomados, pelo menos até o fim de 2012 e lembrou que o governador Confúcio Moura recebeu na semana passada representantes da Abav em Rondônia, preocupados com o cancelamento dos voos.

Segundo Basílio, houve um desrespeito à população de Rondônia “Deveríamos ter sido informados com antecedência da decisão tomada pelas companhias. Aliás, só ficamos sabendo da notícia de cancelamento dos voos pela imprensa”, desabafou.

“Caso a TAM não manifeste interesse pela linha, requeremos à Anac agilidade no sentido de que outra empresa passe a operar a rota Porto Velho - Brasília”. O secretário afirmou que possui uma consideração grande pela companhia TAM, mas segundo ele, o interesse público está em primeiro lugar.

O secretário de Turismo confirmou ainda que irá articular uma reunião com as empresas aéreas e o governador Confúcio Moura para que seja encontrada uma nova alternativa de suprir a redução dos voos ao Estado de Rondônia. Em consulta informal, a empresa Trip Linhas Aéreas manifestou interesse pela rota.

Participaram também da reunião, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo; o superintendente de regulação da Anac, Ricardo Bisinotto; a gerente de relações institucionais governamental da TAM, Adriana Vera; e o diretor de assuntos regulatórios da TAM, coronel Basílio Dias.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia

Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia

O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia

A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)