Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara de Vereadores de Porto Velho aprova projeto que permitirá a compra de vacinas contra a Covid-19

Imunizantes serão adquiridos por consórcio público liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos


Câmara de Vereadores de Porto Velho aprova projeto que permitirá a compra de vacinas contra a Covid-19 - Gente de Opinião

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, nesta quarta-feira (17), de forma virtual, o Projeto de Lei 4131/2021 de autoria do Executivo Municipal, que trata da formalização do protocolo de intenções para a compra de vacinas contra a Covid-19, através de consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A decisão autoriza a adesão da Prefeitura de Porto Velho à iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos, que recebeu o nome de Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). Com isso, o município de Porto Velho fica autorizado a dispor de recursos federais ou de orçamento próprio quando houver o descumprimento do Plano Nacional de Imunizações (PNI) ou de insuficiência de doses de vacina, proporcionando assim, a compra de imunizantes bem como outras necessidades na área da saúde.

O prefeito Hildon Chaves justificou a proposta argumentando que é uma medida extraordinária, que ocorre em tempo de elevados índices de contaminação e óbitos provocados pelo novo coronavírus (Covid-19) no país. Segundo ele, não é diferente o que acontece na capital rondoniense.

A proposta, conforme o prefeito, “tem a finalidade de contribuir no processo de imunização da população e também de atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde”.

PERMISSÃO PARA NOVAS AQUISIÇÕES

Com o Consórcio, a Prefeitura de Porto Velho poderá, no futuro próximo, ampliar a aquisição, por exemplo, de milhares de novas doses. “Torcemos para que isso aconteça o quanto antes, pois passamos por momentos difíceis”, declarou o presidente da Câmara, vereador Edwilson Negreiros (PSB), ressaltando a necessidade de prevenção com as medidas de higienização e distanciamento social.

Após a aprovação e deliberação, Negreiros informou que a Câmara de Vereadores tem até o dia 19 de março para enviar a cópia da Lei Municipal à FNP, pois no dia subsequente será a assembleia de instalação do Conectar, em Brasília (DF).

O CONSÓRCIO

O Consórcio Público articulado em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é um instrumento legal, amparado na Lei Federal nº 11.107/2005 e, contempla mais de 1.700 Municípios, abarcando mais de 125 milhões de brasileiros. A proposta na aquisição em massa de vacinas vai fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), através do PNI, na medida em que as doses serão obrigatoriamente oferecidas gratuitamente.

COMPRA DIRETA DE IMUNIZANTE

Hildon Chaves anunciou na última sexta-feira (12) a aquisição de 400 mil doses de vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, que devem ser aplicadas em duas doses, através de compra direta, usando recursos próprios da municipalidade e de emendas parlamentares, da bancada federal. A expectativa é a imunização de 200 mil pessoas, a partir de abril.

ORGANIZAÇÃO

Com a expectativa da chegada das vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já organiza o Plano para iniciar o processo de imunização para atender a população da cidade, zona rural e distritos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)