Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara aprova permissão para ônibus escolares transportarem profissionais de saúde e pacientes da Covid-19


Deputada Mariana Carvalho é uma das autoras da proposta que segue para apreciação do Senado - Gente de Opinião
Deputada Mariana Carvalho é uma das autoras da proposta que segue para apreciação do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) o Projeto de Lei 2529/20, que  permite o transporte dos veículos escolares para transportar profissionais da saúde e pessoas que necessitem de atendimento médico durante a pandemia de Covid-19.

Autorização valerá enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas em razão da pandemia.

O PL é de autoria das Deputadas Mariana Carvalho (PSDB-RO), Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Professora Dorinha (DEM-TO), Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Soraya Manato (PSL-ES). 

As autoras explicam que é necessário unir forças, de todos os entes federados, para garantir o transporte seguro dos milhares de trabalhadores da saúde e das pessoas que necessitam de atendimento médico e evitar que o transporte coletivo seja meio para disseminação do Covid-19.

Segundo a proposta, esse tipo de transporte deve respeitar regras para a acomodação segura dos passageiros, como manter uma distância mínima entre eles, exigir o uso de máscaras e oferecer álcool em gel com concentração mínima de 70% para uso na entrada e na saída do veículo.

Mariana Carvalho ressalta que uma das medidas impostas para evitar a propagação da Covid-19 foi a suspensão das aulas. “Ônibus escolares estão parados enquanto milhares de trabalhadores brasileiros dependem do transporte coletivo. Nada mais justo que os veículos do transporte escolar que não estão em uso possam ser usados para o transporte seguro dos profissionais da saúde e das pessoas que necessitam de atendimento médico, evitando inclusive a propagação do vírus”, defendeu. 

O relator da proposta, Deputado Zacharias Calil (DEM-GO), reforçou a importância da medida ao lembrar que os ônibus escolares estão parados em pátios enquanto a população se aglomera nos ônibus do transporte coletivo urbano. Segundo afirmou, é importante que estados e municípios possam utilizar esses veículos enquanto as aulas não são retomadas. 

O projeto de lei segue para apreciação do Senado Federal.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)