Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Calçadistas de São Paulo querem investir em Rondônia


O governador Ivo Cassol esteve reunido, no último final de semana, com representantes das indústrias calçadistas de São Paulo, que vieram a Rondônia conhecer às potencialidades do estado - hoje é um dos maiores produtores de couro do Brasil. O grupo veio a convite do secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, que mantém contato permanente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, no sentido de atrair empresas que buscam novas regiões para se instalarem, gerando emprego e renda à população rondoniense.

Durante a reunião o governador falou da nova realidade da pecuária no estado, destacando o rebanho de 12 milhões de cabeças de bovinos, o quinto maior do país, que está em fase de expansão. Cassol também citou os frigoríficos e curtumes que estão funcionando e os que estão em construção, o que é uma certeza de produção de matéria prima para a indústria calçadista. “Além do couro, principal matéria prima deste setor, temos mão de obra e facilidade de acesso aos mercados internacionais, através do porto da capital. Aqui podemos produzir o calçado ecologicamente correto, com garantia de origem da região amazônica”, disse o governador.

Potencial Produtivo do Estado em destaque - O secretário João Carlos Ribeiro presidiu, no gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento - Seplan uma reunião entre técnicos do Departamento de Defesa Sanitária e Animal de Rondônia - Idaron, da Secretaria de Produção e Desenvolvimento Econômico – Seapes, Secretaria de Finanças e os empresários paulistas.

A técnica da Seapes, Maria Emília da Silva, mostrou com gráficos a evolução do potencial produtivo de Rondônia. Na região Norte, o Estado ocupa o 1º lugar na produção de café; 2º no cultivo de feijão, 2º também na criação bovina e 3º na produção de arroz. As conquistas prosseguem no ranking nacional, Rondônia é o 3º maior produtor de cacau e ocupa a 8ª posição na bovinocultura. Somente em 2006, o governo do Estado exportou 457, 5 milhões de dólares em carne, soja e madeira para Rússia, Holanda, China, Hong Kong e Egito.

As ações preventivas e de fiscalização que o Estado realiza para manter o rebanho livre da febre aftosa, brucelose e outras doenças prejudiciais ao rebanho foram apresentadas por representantes do Idaron. O coordenador da Secretaria de Finanças – Sefin, Ciro Funada explicou os programas de tributos e incentivos fiscais. O Prodic – Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, amparado pela lei nº 1.558 de 26/12/2005 é o que melhor atende as expectativas dos empresários do setor de curtume e frigoríficos.

Os empresários também visitaram empresas em Ji-Paraná e Cacoal, e demonstraram interesse em instalar um pólo calçadista na região de Ariquemes, principalmente pelos incentivos fiscais que o Governo do Estado oferece. 
 
Fonte: A/I SEPLAN 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)