Quinta-feira, 2 de junho de 2016 - 17h50
Com a finalidade de atender pessoas físicas e produtores rurais para a comercialização de mudas de café através de pregões presenciais é que aconteceu a capacitação em compras públicas para viveiristas, realizada no Sebrae de Cacoal, na última terça-feira (31). “Nossa região tem destaque pela produção do grão. Estamos imbuídos em estar ao lado destes parceiros para garantir treinamento relacionado à gestão desses negócios, apoiando esses empreendedores rurais agora também na comercialização ao estado”, pontuou Desóstenes Nascimento, gerente da unidade Sebrae em Cacoal.
O treinamento em compras públicas é ministrado pelo pregoeiro Rogério Santana e é resultado da parceria entre o Sebrae e o Governo de Rondônia, através da Superintendência de Licitações (Supel), da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e da Câmara Setorial do Café de Rondônia. O objetivo é atrair o maior número de interessados para participar de uma concorrência pública que acontece nos dias 9 e 10 de junho, quando cerca de R$ 2 milhões de recursos públicos serão destinados às compras destas mudas. Serão três pregões presenciais já com quantidades e valores previamente estimados.
“Como é o funcionamento do pregão presencial, como serão os lotes e quais as documentações necessárias para o certame estiveram em pauta”, explicou Rogério Santana. “Esse sempre foi um sonho nosso, para que o governo comprasse na região. Um avanço para a cafeicultura, a valorização do setor, e todo mundo ganha com o aumento da qualidade também”, disse o presidente da Câmara Setorial do Café de Rondônia, Ezequias Brás.
Na opinião dos viveiristas Valdeci Fiske, de Alta Floresta, e Gilberto Fernandes, de Rolim de Moura, essa é uma oportunidade ímpar para conseguir se enquadrar no que pede o órgão público. “Já trabalhamos no ramo há muitos anos, mas vendendo para produtores de forma direta. Agora, conseguindo vender para o governo, é mais garantido”, testemunhou Gilberto.
Considerando que os pequenos negócios representam cerca de 99% das empresas do país, através da Lei Geral de MPE 123/2006 estão asseguradas vantagens para as micro e pequenas empresas em concorrências públicas, o que faz aumentar a participação delas em processos licitatórios de compras governamentais com reflexos no fomento da economia.
Programação
O empoderamento da cafeicultura na região e a importância desta cultura para os empreendedores rurais e para a economia de Rondônia foram fundamentais para realização de compra nesta modalidade. Os pregões presenciais estão agendados para acontecer na sede da 4ª Residência do DER, em Cacoal, no dia 9, às 9h e às 14h30min, e no dia 10, às 9h. Os editais podem ser encontrados no portal www.rondonia.ro.gov.br.
Para mais informações sobre o apoio do Sebrae ao agronegócio, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern
Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E
A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,
Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira
Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes