Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caerd alerta para furto de medidores de água


A Caerd vem recebendo várias ocorrências policiais referente ao furto de medidores de água tanto na Capital quanto em Ji-Paraná.

De acordo com a Gerência Comercial da Companhia, os maiores índices de furto estão acontecendo nos Conjuntos Jamari, Lindolfo Collor, Pantanal, Centro e ainda nas proximidades da Rodoviária. A maioria destes hidrômetros furtados é comercializada como venda do metal.

Estamos encaminhando a assessoria jurídica da Caerd o posicionamento e a investigação dos fatos ocorridos como forma de tentar punir os receptores, conforme Art. 180 do Código Penal, no que se refere sobre a receptação do objeto que inclui como adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar. A pena  mínima prevista para os casos de receptação e furto é de 1 a 4 anos de reclusão, e multa.

A assessoria jurídica explica ainda que nos casos de furto, será enquadrado no Art. 155, do Código Penal, no que se refere sobre a retirada do objeto por meiosubterfúgio; aonde se espera uma oportunidade para retirar, acarretando prejuízos a vítima.

Segundo o comercial, em ocorrências anteriores, junto a Delegacia de Polícia, já foram pegos em flagrantes menores infratores furtando tais aparelhos. Mais os possíveis compradores e receptores nunca foram punidos. O que acaba elevando consideravelmente o índice de furto pela venda da carcaça do medidor.

A empresa com esses fatos acaba sofrendo prejuízos no que diz respeito ao desperdício de água, a reposição de outro kit padronização e ainda causa ao cliente a indignação pelos constrangimentos que acaba sofrendo.

A Caerd solicita que o cliente apresente o Boletim de Ocorrência ao setor comercial, para se fazer uma nova padronização, caso não apresente esta documentação como comprovação do fato, o próprio cliente poderá ser penalizado com multa, pois o hidrômetro pertence ao Patrimônio Público, e está em poder do usuário.

Esperamos que a população nos ajude, denunciando através do 190  da PM sobre furto de hidrômetro, como forma de tentar coibir a ação dos ladrões e também dos possíveis receptores; ou pelo Call Center Caerd 0800-6471950

Fonte: Cynara Oliveira

 

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

Deputado Delegado Lucas pede alteração em edital do concurso da Seduc para ampliar aprovação de candidatos

O deputado estadual Delegado Lucas (PL) apresentou, nesta semana, uma indicação ao governo de Rondônia solicitando a avaliação da possibilidade de r

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, será a sede para o 1º Pacto do Legislativo do Estado de Rondônia, oferecido pela União de Câ

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)