Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Cadastro de Adoção é apresentado no ENGONGE 2007


O ENCONTREI – Cadastro Geral Unificado Informatizado de Adoção - desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia está sendo apresentado hoje (10) aos participantes do Encontro Nacional do Colégio de Corregedores Gerais da Justiça dois Estados e do Distrito Federal (XLV ENCONGE 2007) que acontece em São Paulo/SP.

Quem faz a apresentação é o Juiz Enio Salvador Vaz, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, designado pela Desembargadora Ivanira Feitosa Borges, que participa do Encontro representando o Judiciário do Estado de Rondônia. A exposição do Juiz Enio Vaz foi programada para as 11 horas.

O Cadastro Geral Unificado Informatizado de Adoção implantado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia representa um avanço no processo desencadeado pelo Judiciário brasileiro visando agilizar os procedimentos processuais e de aproximação com o destinatário dos serviços e da distribuição da Justiça, ou seja, o cidadão.

Em qualquer lugar do planeta é possível ser visto na página do Tribunal de Justiça de Rondônia, na internet, a lista de crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Estado de Rondônia; a lista dos pretendentes a adoção, tanto os brasileiros, como os estrangeiros.

Esta facilidade tornou-se possível porque, de qualquer lugar do mundo o cidadão pode fazer seu cadastro de pretendente a adoção; consultar a página do Tribunal de Justiça na Internet para saber quantas crianças estão disponíveis para a adoção; e também se comunicar com os responsáveis pelo processo de adoção no Estado.

De acordo com o juiz Ênio Vaz, o Encontrei, além de disponibilizar informações, vai alcançar as crianças em abrigos e também aquelas que não estejam ainda, em processo de adoção. "Outro efeito positivo do Encontrei é a credibilidade dada ao trabalho envolvendo o processo de adoção, o qual passa a ter seu procedimento padronizado", afirma.

O sistema informatizado de cadastro único do Encontrei permite, além de consulta a informações, também a emissão de relatórios sobre o andamento de processos iniciados para a adoção de crianças e adolescentes, lembra o Juiz Ênio Salvador. Chama ainda a atenção, o magistrado, para a transparência que o sistema permite ao processo de adoção.

"As pessoas vão ter uma senha, tanto o pretendente nacional como o estrangeiro. Quanto aos processos de adoção, cabe à Coordenação Estadual, que fica na Corregedoria Geral de Justiça, o controle dos pedidos de estrangeiros, enquanto os pedidos de brasileiros terão o controle feito junto às varas nas Varas da Infância e da Adolescência do Estado", explica o juiz Enio Salvador.

Fonte: TJ/RO

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl