Terça-feira, 11 de agosto de 2015 - 18h37
Fórum sobre captação e transplante de órgãos será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal
Na próxima quinta-feira (13), acontece em Cacoal um fórum sobre doação de órgãos e transplantes. Com início às 14h, o encontro será realizado no auditório do Hospital Regional de Cacoal, tendo como público alvo profissionais da saúde.
De acordo com Risany Jacony, assistente social da Comissão Intra Hospitalar de Doação e Captação de Órgãos do Hospital Regional de Cacoal (CIHDOTT), “o Fórum tem como objetivo principal capacitar, orientar e sensibilizar profissionais da saúde a respeito da doação e captação de órgãos, ampliando o conhecimento de todos”.
Desde que foi criada a CIHDOTT em Cacoal, o Hospital Regional realizou seis procedimentos de captação de rins e córneas. De acordo com a assistente social, este número só não é maior porque em muitos casos as famílias se negam a aceitar a captação de órgãos. “Ao longo de quase três anos, houve várias oportunidades de realizar procedimentos de captação de órgãos, mas não foi possível devido a negativa da família. Por isso queremos neste fórum abordar a importância e a necessidade da doação de órgãos para salvar vidas e encontrar formas de sensibilizar a comunidade para a doação de órgãos”, enfatizou Risany.
PROGRAMAÇÃO
O Fórum “Doação e transplante de órgãos para salvar vidas” contará com a realização de diversas palestras, entre elas: Importância da doação e transplante de órgãos; estatísticas de captação e transplantes em Rondônia; Diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores; atuação do CIHDOTT e; Procedimento de Captação e indicação do transplante de córneas.
Além das palestras, o fórum contará com o testemunho de pacientes com insuficiência renal crônica. O jornalista e apresentador Genésio Lima, pioneiro no município de Cacoal e o presidente da Associação de Renais Crônicos do Estado de Rondônia, Jonas Cavalcante, darão seus testemunhos ao final do evento.
O Fórum “Doação e Transplante de Órgãos para salvar vidas” está sendo organizado pelo governo de Rondônia, através da CIHDOTT – HRC, em parceria com o Centro de Diálise de Cacoal – TRS, Liga de Estudantes de Nefrologia da Facimed e Ciap Educacional.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Decom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)