Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bradesco terá que pagar pensão vitalícia a funcionária vítima de LER/DORT


Bradesco terá que pagar pensão vitalícia a funcionária vítima de LER/DORT - Gente de OpiniãoReconhecido nacionalmente como a 'maquina de moer gente' por conta de suas incessantes demissões de funcionários que foram acometidos de doenças adquiridas pela execução de suas tarefas diárias, o Bradesco acaba de perder mais uma ação na justiça trabalhista rondoniense.

Desta vez o banco vai ter que pagar indenização por danos morais no valor de R$ 15 e mais uma pensão vitalícia a uma funcionária que teve a LER/DORT diagnosticada ainda em 2005. Desde então, mesmo vencendo diversas ações de reintegração ao trabalho, sempre fora mantida em departamentos que exigiam serviços de esforços repetitivos, como digitação em computador e máquinas de cálculos, o que acabou comprometendo seriamente seus movimentos e sua capacidade de trabalho.

O banco, como costumeiramente faz, não quis aceitar o fato de que foi o culpado por, de certa forma, deixar incapacitada a bancária de forma permanente, o que também contribuiu para sua estagnação profissional, já que, sem poder trabalhar direito, não recebeu nenhuma promoção na carreira.

"... mesmo reintegrada por decisão judicial, continuou submetida a atividades com movimentos repetitivos, mesmo com recomendação médica e judicial em contrário, daí advindo a culpa da empresa pelo agravamento da doença", narra um trecho da sentença proferida pelo juiz titular Afrânio Viana Gonçalves, da 3ª Vara do Trabalho de Porto Velho.

Portanto, para o Juízo, o banco contribuiu para o agravamento da doença ocupacional, mesmo sabendo de sua existência e ainda sem proporcionar nenhuma medida para atenuar os efeitos negativos da atividade exercida pela funcionária.

"Ora, não importa se numa agência bancária apenas o setor de autoatendimento não contemple atividade de digitação. Para o banco, o que não poderia fazer era vista grossa diante das condições de saúde de sua trabalhadora, para qual o risco da atividade bancária concorreu", descreve o magistrado em outro trecho da sentença.

O valor da pensão mensal é equivalente ao salário integral que a funcionária recebe atualmente, e será reajustado anualmente pelo índice de reajuste do pessoal da ativa, e deve ser de caráter retroativo desde 07 de novembro de 2011, quando o reconhecimento inequívoco da doença foi feito pela perícia médica.

A ação foi conduzida pela advogada Karoline Monteiro, do escritório Assis & Fonseca Advogados Associados, que responde pelo suporte jurídico ao SEEB/RO.


FONTE: RONDINELI GONZALEZ
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)