Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Política

BIOCOMBUSTÍVEL: Senadora Fátima Cleide chama atenção aos perigos da oportunidade comercial


No mesmo dia em que o presidente Lula viaja aos Estados Unidos para tratar da questão energética, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) decidiu repercutir, nesta sexta-feira (30), declarações da líder do PT no Senado Ideli Salvatti (SC) e da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, sobre os perigos que cercam a oportunidade comercial de produção de biocombustível no Brasil para suprir as necessidades energéticas dos Estados Unidos.

A senadora reconhece que o Brasil possui condições ideais para tornar-se um grande produtor de biocombustível, com suas grandes extensões de terra, recursos naturais, tecnologia, necessidade e oportunidade. Mas, avaliou, que o País precisa usar essas potencialidades para alcançar o seu próprio desenvolvimento.

Caso venha a optar por abastecer o mercado norte-americano, alertou a senadora, o governo brasileiro acabará transformando o país numa vasta paisagem monótona de culturas transgênicas, com água contaminada e contingentes de trabalhadores rurais expulsos das terras por imensas máquinas agrícolas.

Fátima Cleide confia nas palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o governo pretende ocupar, preferencialmente, áreas já degradadas para a produção de biocombustíveis. Além disso, lembrou a senadora, ele assegurou que não estimulará a expansão da produção de cana-de-açúcar e oleaginosas na Amazônia para a produção de combustível renovável.

Destacou ainda a senadora que o Brasil vive um momento histórico em que se faz necessário interromper o processo suicida que acomete a humanidade e se dedicar a desacelerar o aquecimento global, ao mesmo tempo em que é preciso acelerar o crescimento da ética e da solidariedade, aprimorando os processos democráticos de produzir soluções e tomar decisões sobre o destino do país.

Mais Sobre Política

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário dos 35 anos

Sábado 11 de agosto de 2018, a data celebra o Dia dos Magistrados e coincide com a véspera do Dia dos Pais. E foi embalado por essas comemorações que

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Vans escolares que não passaram por vistorias podem ser apreendidas

Código Brasileiro de Trânsito determina que sejam feitas duas vistorias ao ano, uma em cada semestre