Sexta-feira, 30 de março de 2007 - 18h52
No mesmo dia em que o presidente Lula viaja aos Estados Unidos para tratar da questão energética, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) decidiu repercutir, nesta sexta-feira (30), declarações da líder do PT no Senado Ideli Salvatti (SC) e da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, sobre os perigos que cercam a oportunidade comercial de produção de biocombustível no Brasil para suprir as necessidades energéticas dos Estados Unidos.
A senadora reconhece que o Brasil possui condições ideais para tornar-se um grande produtor de biocombustível, com suas grandes extensões de terra, recursos naturais, tecnologia, necessidade e oportunidade. Mas, avaliou, que o País precisa usar essas potencialidades para alcançar o seu próprio desenvolvimento.
Caso venha a optar por abastecer o mercado norte-americano, alertou a senadora, o governo brasileiro acabará transformando o país numa vasta paisagem monótona de culturas transgênicas, com água contaminada e contingentes de trabalhadores rurais expulsos das terras por imensas máquinas agrícolas.
Fátima Cleide confia nas palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o governo pretende ocupar, preferencialmente, áreas já degradadas para a produção de biocombustíveis. Além disso, lembrou a senadora, ele assegurou que não estimulará a expansão da produção de cana-de-açúcar e oleaginosas na Amazônia para a produção de combustível renovável.
Destacou ainda a senadora que o Brasil vive um momento histórico em que se faz necessário interromper o processo suicida que acomete a humanidade e se dedicar a desacelerar o aquecimento global, ao mesmo tempo em que é preciso acelerar o crescimento da ética e da solidariedade, aprimorando os processos democráticos de produzir soluções e tomar decisões sobre o destino do país.
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Agrocom começa nesta quinta-feira em Cerejeiras com programação voltada ao agro
A terceira edição da Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família) tem início nesta quinta-feira (9), em Cerejeiras, reunindo produtores

Pré candidato ao Senado por Rondônia, Luís Fernando é homenageado em Brasília
O trabalho do ex-secretário de Finanças de Rondônia, Luís Fernando, acaba de ser reconhecido nacionalmente pela mais alta entidade que coordena a im

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação da Linha B-106, no município de

Durante pronunciamento no plenário em Brasília, nesta terça-feira (07), a deputada federal Sílvia Cristina destacou os três anos de funcionamento do
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)