Quarta-feira, 7 de maio de 2008 - 13h13
José Bianco, Assis Canuto e Mário Gazin foram os homenageados pela contribuição ao desenvolvimento do Estado.
Com a Galeria e o Plenário da Assembléia Legislativa lotados, os deputados estaduais realizam, hoje pela manhã em sessão solene, sob a presidência do deputado Neodi Carlos (PSDC), para entrega de título de Cidadão Honorário de Rondônia, a José de Abreu Bianco, Assis Canuto e Mário Gazin. As indicações para a homenagem foram de autoria dos deputados Euclides Maciel, do PSDB e Jesualdo Pires, do PSB. Autoridades civis e militares, ex-deputados e familiares prestigiaram o evento.
Fazem parte da Mesa, representando a presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador Gabriel Marques de Carvalho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Gomes de Melo; o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, Abdiel Ramos; além dos deputados Jesualdo Pires 1º secretário da ALE - Euclides Maciel e os homenageados.
Autores
O deputado Euclides Maciel, justificou as honrarias enaltecendo o serviço dos três homenageados disse que conheceu o empresário Mário Gazin em uma época difícil em que não havia incentivos fiscais no Estado, mas mesmo assim o empresário acreditou sempre em dias melhores e investiu muito em Rondônia. "Eu" disse Maciel "tive a oportunidade de fazer uma ponte entre o grande empresário e o governo. Com apoio governamental, o grupo chegou à potência que é hoje." Sobre Bianco e Canuto, Maciel destacou que estranhou ao verificar os arquivos da Assembléia e constatar que os dois, apesar dos importantes cargos ocupados e dos relevantes serviços prestados, não terem recebido, ao longo da história, homenagem de tal envergadura. "Trata-se de uma questão de justiça", assinalou.
O deputado Jesualdo Pires lembrou os cargos já ocupados por José Bianco, atual prefeito de Ji-Paraná, ao longo de sua vida pública em Rondônia. O parlamentar ressaltou o "estilo carismático, humilde e conservador de quem ganhou praticamente todas as eleições das quais participou". Lembrando o pioneirismo de Assis Canuto, atual vice-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires destacou também o empreendedorismo de Mário Gazin destacando que o empresário "adotou Rondônia em seu coração" e com isso gera atualmente 683 empregos nas 36 lojas, fábricas e centro de distribuição no estado.
Ministério Público
Mesmo avesso a discursos, o procurador-geral do Ministério Público, Abidiel Ramos, disse que fez questão de se pronunciar, na sessão solene, por causa dos três homenageados. Ele disse que os três descreveram trajetórias importantes no Estado e com os quais sempre nutriu um respeito especial. "Muitos acham que nós, do Ministério Público, somos insensíveis. Enganam-se. Somos pessoas comuns, dotadas de razão e emoção e que sabemos reconhecer os bons serviços prestados a Rondônia."
TJ
Representando o Tribunal de Justiça, o desembargador Gabriel Marques disse que a homenagem é "justa e adequada". Destacou que o trabalho desenvolvido por José Bianco preparou a base para que Rondônia saneasse suas finanças e pudesse crescer.
ALE
Num pronunciamento emocionado, o deputado Chico Paraíba 2º secretário da Mesa Diretora da ALE declarou que adiou a viagem que faria hoje para participar de significativa homenagem. "É uma homenagem justa para os que fazem História. Tenho certeza, que em sua consciência, Assis Canuto tem uma fotografia do que foi e do que é Rondônia". O deputado peemedebista destacou também a presença de ex-deputados, como por exemplo, o primeiro prefeito de Ji-Paraná à época Vila de Rondônia o ex-deputado Valter Bártolo, os ex-presidentes do Poder Legislativo, Silvernani Santos e Osvaldo Piana, também ex-governador do Estado.
Fonte: Decom
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)