Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

BERON: Raupp defende uma nova auditoria


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), defendeu em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),  a realização de uma nova auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de averiguar as contas do estado de Rondônia, a situação do Banco do Estado de Rondônia S.A (Beron) e a Rondônia Crédito Imobiliário S.A. O requerimento estipulando um prazo de 90 dias para a conclusão dessa auditoria foi aprovado pela unanimidade dos senadores da CAE.
Segundo o senador, a auditoria é importante para que se possa reunir elementos técnicos para uma possível suspensão do pagamento dessa dívida estimada em R$ 10 milhões que onera o estado, e prejudica a população que fica impossibilitada de ter acesso a outros serviços públicos, como saúde e educação.
Ele lembrou que quando assumiu o governo do estado em 1995, o Banco do Estado de Rondônia (BERON) ficou sob sua gestão por apenas 49 dias, tendo o Banco Central assumido o controle da instituição creditícia por 3 anos e 2 meses. Nesse período, acrescentou o senador, “vários bancos se interessaram pela aquisição do BERON, a exemplo do Banco Rural – interesse que no final não se efetivou. Então, a saída foi a liquidação.” Citou, ainda, que atualmente o espaço que pertencia ao banco estadual é ocupado pelo Banco do Brasil, que vem atendendo a toda comunidade rondoniense.
O líder peemedebista exibiu, em seguida, para os senadores presentes à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a sentença prolatada pela Procuradoria Geral de Justiça da União inocentando-o da responsabilidade com a intervenção do Banco Central(BC) no Banco do Estado de Rondônia (BERON).
A sentença judicial revela que a gestão do governo do estado de Rondônia não teve nada a ver com a intervenção do Banco Central e a dívida que tem hoje o estado de Rondônia, frisou o senador, acrescentando que esta decisão decorreu de uma ação impetrada pelo então senador, Ernandes Amorim, hoje deputado federal.
Fonte: Ascom 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)