Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

BERON: Raupp defende uma nova auditoria


O líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO), defendeu em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),  a realização de uma nova auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) com o objetivo de averiguar as contas do estado de Rondônia, a situação do Banco do Estado de Rondônia S.A (Beron) e a Rondônia Crédito Imobiliário S.A. O requerimento estipulando um prazo de 90 dias para a conclusão dessa auditoria foi aprovado pela unanimidade dos senadores da CAE.
Segundo o senador, a auditoria é importante para que se possa reunir elementos técnicos para uma possível suspensão do pagamento dessa dívida estimada em R$ 10 milhões que onera o estado, e prejudica a população que fica impossibilitada de ter acesso a outros serviços públicos, como saúde e educação.
Ele lembrou que quando assumiu o governo do estado em 1995, o Banco do Estado de Rondônia (BERON) ficou sob sua gestão por apenas 49 dias, tendo o Banco Central assumido o controle da instituição creditícia por 3 anos e 2 meses. Nesse período, acrescentou o senador, “vários bancos se interessaram pela aquisição do BERON, a exemplo do Banco Rural – interesse que no final não se efetivou. Então, a saída foi a liquidação.” Citou, ainda, que atualmente o espaço que pertencia ao banco estadual é ocupado pelo Banco do Brasil, que vem atendendo a toda comunidade rondoniense.
O líder peemedebista exibiu, em seguida, para os senadores presentes à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a sentença prolatada pela Procuradoria Geral de Justiça da União inocentando-o da responsabilidade com a intervenção do Banco Central(BC) no Banco do Estado de Rondônia (BERON).
A sentença judicial revela que a gestão do governo do estado de Rondônia não teve nada a ver com a intervenção do Banco Central e a dívida que tem hoje o estado de Rondônia, frisou o senador, acrescentando que esta decisão decorreu de uma ação impetrada pelo então senador, Ernandes Amorim, hoje deputado federal.
Fonte: Ascom 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)