Quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 - 13h03
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), realizou na tarde desta quarta feira (25) a formatura de uma turma de beneficiários do Projeto Veredas no curso de Mecânica de motos 150 cilindradas. A cerimônia aconteceu no gabinete do secretário Ian Kleber Cerqueira, que fez questão de conduzir os trabalhos.
De acordo com o secretário, foi a segunda turma de beneficiários que recebeu certificado de qualificação profissional. A primeira formou um grupo de mulheres em manicuro e pedicuro. Os cursos foram sugeridos pela própria comunidade. “O prefeito Roberto Sobrinho não se preocupou apenas em fornecer moradia digna para essas pessoas que habitavam em áreas de risco, mas também com a formação profissional deles, garantindo desta forma, mais renda e melhor qualidade de vida”, observou.
Alegria
Os cursos destinados a atender moradores dos Projetos Veredas I, II e III, foram realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na turma de Mecânica de Motos, 15 pessoas foram convidadas, mas somente cinco concluíram. Denise Lopes da Silva, a única mulher do grupo, disse que o curso abre novas perspectivas para ela no mercado de trabalho e para melhorar a situação financeira da família. “Gostei de mais, foi muito proveitoso e agora quero trabalhar”, declarou entusiasmada.
Ronaldo Ferreira da Silva, que trabalha em serviços gerais, era só empolgação. Disse que ser mecânico de motocicletas é a sua primeira profissão e também aguarda com muita expectativa a oportunidade de fazer sucesso no mercado de trabalho. “Valeu a pena. Estou preparado para uma nova vida. Realmente o curso foi muito bom”, afirmou.
Pedido
Ainda durante a solenidade, José Albino, morador do Projeto Veredas III e representante da Associação dos Portadores de Epilepsia de Rondônia (Aperon), entregou documento ao secretário Ian Kleber solicitando a doação de um terreno para construir a sede administrativa da entidade. O lote pretendido, segundo ele, fica ao lado do conjunto onde mora, no bairro Marcos Freire, zona Leste.
O secretário recebeu o documento e em seguida forneceu uma lista de outros documentos que devem ser providenciados pela Aperon e apresentados na Semur, para que seja formalizado o processo. “Esse procedimento é necessário para que possamos fazer o levantamento da área pretendida. Depois encaminharemos o caso ao prefeito Roberto Sobrinho, que dará a palavra final”, explicou.
Moradias
As 100 unidades habitacionais destinadas ao Projeto Veredas foram construídas em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para atender famílias que moravam em áreas de risco. O Veredas I contemplou 20 famílias que ocupavam de forma irregular um terreno da Prefeitura à Rua José Vieira Caúla, bairro Cuniã. A 2ª etapa beneficiou 25 famílias e está localizada no bairro Escola de Polícia. O Veredas III, na Rua Canoa com Cachoeira do Itapemirim, bairro Marcos Freire, contemplou 55 família, todas em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Augusto José
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar