Domingo, 24 de novembro de 2013 - 09h14
A partir de abril de 2014 Rondônia vai ter um barco hospital para atender as populações às margens dos rios Guaporé e Mamoré, de Pimenteiras a Guajará. Os detalhes do projeto já foram discutidos pela Casa Militar e pela empresa naval, que já deu início à construção das peças.
A embarcação terá três pavimentos, e será entregue com a montagem e instalação de todos os equipamentos médicos, odontológicos, laboratoriais e tecnológicos e faz parte do plano de compensação social da Usina Hidrelétrica de Jirau. São cerca de quatro milhões de reais de recursos para a execução do projeto, que é considerado de fundamental importância para levar cidadania aos rondonienses e também aos bolivianos da fronteira.
“Trata-se do maior barco hospital do Norte do país”, explicou o major Paulo Nery, que é o coordenador geral da Operação Cívico Social (Operação Aciso), da Casa Militar, responsável pela operacionalidade do barco hospital.
A empresa responsável pela construção da embarcação é a Sinal Mar, sediada em Itajaí-SC, que venceu a concorrência feita pela própria hidroelétrica. “Pelo que nos foi apresentado, trata-se de uma empresa moderna e que vai executar o projeto dentro da concepção que temos”, destacou Paulo Nery. Segundo ele, as chapas de aço do barco serão todas cortadas em Itajaí e soldadas e montadas em Guajará-Mirim, com mão de obra local. A previsão para entrega do hospital pronto e equipado é para abril de 2014, com início dos trabalhos imediato.
Dos três andares do barco, um será destinado ao atendimento à saúde, outro para alojamento e cozinha e um para atendimento dos serviços do Shopping Cidadão, incluído espaço para a Justiça Rápida, onde os cidadãos interessados poderão solucionar sem custos e com rapidez pequenas ações judiciais.
Fonte: Alice Thomaz / Decom
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos
A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)