Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Barco hospital levará assistência médica também aos bolivianos, diz Marinha Raupp


Barco hospital levará assistência médica também aos bolivianos, diz Marinha Raupp - Gente de Opinião

A deputada federal Marinha Raupp (PMDB) participou terça-feira (16) da inauguração do Barco Hospital em Guajará-Mirim, que além de atendimentos médicos e odontológicos, vai contemplar a cooperação dos governos de Rondônia e do Departamento do Beni-Bolívia.

A Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, construído com recursos do Governo de Rondônia, terá a parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Departamento do Beni-Bolívia. Irá atender os ribeirinhos dos rios Mamoré e Guaporé, rios que fazem fronteira dos dois países.

“Estamos trabalhando eu e o senador Valdir Raupp, junto ao Ministério da Saúde, para incluir profissionais bolivianos, através do Programa Mais Médicos e no Ministério da Defesa para que o Exército Brasileiro disponibilize médicos para os primeiros atendimentos”.

A deputada federal Marinha Raupp revelou que falou sobre o barco hospital ao presidente Michel Temer e sobre a importância para a integração entre os dois países. “O presidente ficou admirado e parabenizou o nosso governador pela iniciativa”, disse a deputada.

A unidade de saúde fluvial tem suporte de internet e, se houver necessidade, poderá acionar helicóptero para trazer pacientes em situação grave. Vai visitar as localidades de acesso possível em razão do período de estiagem.

De acordo com parlamentar, pela primeira vez na história, médicos bolivianos que fazem intercâmbio de conhecimento no Brasil serão contratados como bolsistas para prestar serviço no hospital regional.

Ainda estão em andamento gestões para incluir profissionais bolivianos na tripulação do Barco Walter Bartolo. Este item ainda depende de ajustes legais que passam pelo legislativo e jurídico dos dois governos.

Marinha Raupp agradeceu a Secretaria de Estado da Saúde pela homenagem que recebeu, e pela parceira de muito trabalho, que tem resultado na melhoria da saúde de Rondônia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano participa da abertura da Agroari 2025 e defende equilíbrio entre políticas ambientais e fortalecimento do agronegócio

Deputado Alex Redano participa da abertura da Agroari 2025 e defende equilíbrio entre políticas ambientais e fortalecimento do agronegócio

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou neste domingo (27), da abertura oficial da Agroa

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

Concurso Leiteiro 2025 será realizado em Ariquemes graças à emenda de R$ 150 mil destinada pelo deputado Alex Redano

A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé

Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari

“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)