O Barco da Produção da prefeitura de Porto Velho realizou sua terceira viagem ao Baixo Madeira na última quinta-feira (20). Ele saiu do porto Cai nÁgua ao meio-dia e retornou na madrugada de sábado (22), trazendo variados tipos de produtos agrícolas. O transporte é realizado sem qualquer ônus para os produtores ribeirinhos.
A secretária municipal de Agricultura e Comércio, Josélia Saraiva, explicou que o objetivo é facilitar a vida dos agricultores que moram às margens do Rio Madeira, também conhecido como Beiradão. Isso faz com que os produtos cheguem mais barato à mesa do consumidor e ainda livra os produtores da ação dos atravessadores.
As viagens do Barco da Produção são realizadas a cada quinze dias, até a comunidade de Papagaios, entre São Carlos e Calama, dentro de um criterioso planejamento elaborado pela equipe da Semagric, de acordo com as necessidades dos produtores. Um estudo prévio foi realizado pela prefeitura para detectar o fluxo de produção.
Cada produtor tem direito de viajar com um ajudante. Ambos não pagam passagem e nem frete. Eles são recepcionados por dois servidores municipais, que anotam o nome dos passageiros, quais os produtos que estão transportando e a quantidade. Em Porto Velho, o caminhão da Semagric transporta a carga até a Feira do Produtor, também sem qualquer custo para os agricultores.
Na última viagem o barco retornou trazendo 560 melancias, 325 cachos de banana, 75 sacas de laranja, 3 caixas de feijão, além de farinha de mandioca e frutas como limão e graviola, dentre outras espécies.

Terça-feira, 5 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)