Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 - 05h17
Rondônia é o primeiro estado brasileiro a dar o grito de carnaval com o intuito de salvar vidas. O ‘Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro’, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15, quando foliões foram às ruas da capital, Porto Velho, com o objetivo de doar sangue e preparar o hemocentro para os dias de folia. Com o sucesso do evento, às 17h haverá outra ação, no Espaço Alternativo.
A iniciativa é do Governo do Estado, em conjunto com o maior bloco carnavalesco da região norte do país, a Banda do Vai Quem Quer. Com a ação se espera abastecer o banco de sangue e atender todas possíveis demandas nos dias de folia.
Para a presidente da Banda, Siça Andrade, o compromisso social é fundamental. “A Banda abraçou essa causa. Temos consciência da necessidade da doação de sangue e também do nosso compromisso social”.
Segundo ela, o grupo se esforçará ao máximo para contribuir com o hemocentro. “Assim, firmamos o nosso compromisso com a vida”. A Banda convocou todos os foliões para não deixar faltar sangue nos dias de folia. Segundo dados da polícia, a Vai Quem Quer arrastou aproximadamente duzentos mil foliões no carnaval de 2013.
O Governo Estadual acredita que com toda essa força da Banda, Rondônia conseguirá captar muitos doadores. O presidente do Hemocentro, médico Orlando Ramires, explica que essas ações são provocativas e faz com que todos pensem sobre o seu papel enquanto cidadão. “O folião precisa entender que é necessário exercer cidadania. Só o doador é capaz de salvar vidas. Aqui no hemocentro precisamos de sangue diariamente e temos que contar com a solidariedade de cada cidadão”, explicou.
Diversas secretarias estaduais uniram forças e estão colaborando com essa campanha de sangue do hemocentro.
O governador Confúcio Moura elogia a importância dessa parceria: “Nada mais justo essas parcerias entre secretarias. Agora conseguimos firmar parceria com o maior bloco da região norte, e quem ganha é o rondoniense. Temos que fortalecer essas ações”.
Confúcio lembra que o Governo não consegue comprar sangue, por esse motivo, a atual campanha requer um trabalho intensivo de conscientização.
QUEM PODE DOAR SANGUE
∎ Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.
∎ Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.
∎ Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.
∎ Mais informações: 0800- 8425744
Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Marcos Freire
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)