Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Banco da Amazônia tem dinheiro, mas faltam projetos


O presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Junior, funcionário de carreira do Banco do Brasil há 22 anos e que assumiu o posto no dia 24 de abril, veio a Rondônia apresentar oficialmente o novo diretor de ações estratégicas, Augusto Barros (que já foi Superintendente Regional de Rondônia e Acre), e também realizar diversos encontros, dentre eles com o governador Ivo Cassol, o Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, empresas, entidades parceiras e representantes do setor produtivo. O objetivo é expor as novas metas da instituição e ouvir propostas para ampliar e aprimorar as ações do Banco em benefício do desenvolvimento sustentável do Estado.
De acordo com Abidias, nestes 65 anos o Banco da Amazônia consolidou uma posição respeitável, tanto que hoje é responsável por 55% de todo o crédito de fomento na Amazônia Legal, só em Rondônia o Banco possui um volume de crédito em torno de 80%.
Durante a entrevista coletiva, Abidias falou do prêmio que o Banco da Amazônia instituiu visando incentivar o empreendedorismo consciente e a sustentabilidade da Amazônia. Também ressaltou a linha de crédito “Amazônia Florescer”, que tem o objetivo de financiar o micro e pequeno empresário que esteja à procura de uma oportunidade e necessite de crédito para financiar suas ações no mercado de Rondônia.
Para o Presidente do Banco da Amazônia, Abidias, sua visita a Rondônia representa uma atitude concreta para promover o estreitamento do relacionamento com as classes empresariais e produtoras do Estado, e abrir novos horizontes para o desenvolvimento da região. Para ele o Banco da Amazônia vai a onde os outros não querem ir e ressaltou que o Banco pretende ser um agente fomentador de recursos. Aproveitou para lembrar que o distrito Extrema ganhará uma agência do Basa.
Sobre os recursos disponíveis, informou que o banco possui uma carteira de crédito com 1 bilhão de reais, e que só para o Estado de Rondônia existem R$ 200 milhões, mas faltam projetos. Disse ainda que o banco está disponibilizando R$ 350 milhões para financiar construção de hidrelétricas, além de outras linhas de crédito para incentivo ao setor de turismo, com financiamento de vans, hotéis, e total apoio ao projeto da ministra Marta Suplicy em criar condições para que os brasileiros viajem por todo o Brasil.
Outra novidade para o empresário empreendedor, é a linha de crédito “A caminho da Escola”, que visa financiar veículos escolares com total desoneração.
Perguntado sobre as pendências na carteira de crédito, disse que o Banco da Amazônia possui em Rondônia a menor taxa de inadimplência, mas que está sempre aberto a renegociações de contratos pendentes.
Finalizou dizendo que o agronegócio representa 55% das operações do banco, e que o empresário de Rondônia não precisar se preocupar com recursos, se faltar utilizará a cota de outros estados que estejam sem utilização.
Fonte: Gentedeopinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

Assembleia Legislativa celebra 42 anos com serviços à população, esporte e resgate da memória legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026

O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos

O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)