Terça-feira, 18 de março de 2008 - 15h18
O VI Congresso dos Bancários do Estado de Rondônia (Coban) realizado no último final de semana, no auditório do Hotel Transcontinental em Ji-Paraná, deliberou várias pautas que vão nortear as ações do Sindicato dos Bancários do Estado de Rondônia para os próximos três anos. Após os dois dias de debates, o Congresso aprovou alterações do Estatuto e do Regimento Interno da Entidade.
Segundo o secretário jurídico do Sindicato dos Bancários, Itamar Ferreira, a principal alteração foi a ratificação da representação sindical abrangendo todos os trabalhadores do ramo financeiro. A partir de agora, o sindicato passa a representar todos os empregados dos bancos comerciais, bancos de investimento, de fomento, financeiras, empresas de crédito geral, de seguro, capitalização, correspondentes bancários, lotéricas e de cooperativas de crédito.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Cleiton dos Santos, classificou como positivo o encontro e agradeceu a presença maciça dos delegados eleitos nos seus locais de trabalho. “O encontro foi bastante positivo porque realizamos um debate de alto nível com pessoas que conhecem do assunto. Os participantes tiveram a oportunidade de mais uma vez aprofundar o conhecimento do que acontece nas conjunturas local e nacional e com certeza entenderam nossa mensagem de mobilização”, disse.
“Os trabalhadores bancários há dois anos realizaram um grande feito no tocante a organização da categoria quando criaram a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf, demonstrando estarem atentos as transformações no mundo do trabalho, nesse contexto, o Sindicato dos Bancários e Cooperativários de Rondônia se posicionando na vanguarda do movimento realizou as adequações necessárias para efetiva representação dos trabalhadores do Ramo Financeiro”, analisa Cleiton.
Nas palestras que foram realizadas foram abordadas como temas principais a reestruturação dos bancos, conjuntura política nacional e local, assédio moral, Ler/Dort e Campanha Salarial.
O Congresso contou com a participação do diretor executivo da Contraf, Miguel Pereira, do presidente da Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (Aeba), Sérgio Trindade, do presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, da presidenta da Federação dos Trabalhadores Centro-Norte – Fetec-CN, Sônia Rocha, da Diretora de Formação do SEEB PE – Suzineide Rodrigues, e da Fisioterapeuta do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – Cerest, Drª Simone Nascimento.
Fonte: Marcos Henrique Machado Santana
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)