Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bancada pede manutenção do Calha Norte



Bancada de RO pede manutenção de ação
do Calha Norte no orçamento federal


Com possibilidade de ficar sem recursos no Orçamento da União para 2009, o Programa Calha Norte, vinculado ao Ministério da Defesa, teve o apoio da bancada federal de Rondônia, que encaminhou documento ao relator-geral do Orçamento, senador Delcídio Amaral (PT-MT), solicitando a manutenção da ação 1211 (implantação de infra-estrutura básica), uma das que integram o programa.

Essa ação, aliada a outras, tem por finalidade melhorar a qualidade de vida da população da região amazônica, atendida pelo programa. Ela envolve projetos para as áreas da saúde, educação, saneamento básico, transporte, energia e comunicações. 

"O governo federal fez uma opção de retirar esta ação do âmbito do Ministério da Defesa e transferir para o Ministério da Integração Nacional, mas isso não ocorreu devido às características das políticas estabelecidas naquela pasta. Resultou então que não foi mantido na Defesa", diz a senadora Fátima Cleide (PT-RO).

No documento encaminhado ao relator, no último dia 15, os parlamentares de Rondônia ressaltam que o Programa Calha Norte, ao longo de 23 anos, tem beneficiado municípios da Amazônia "de baixíssimo IDH e extremamente carentes de intervenções dadas as características próprias" da região, como a distância e difícil acesso. Eles pedem sua permanência no âmbito do Ministério da Defesa.

O Calha Norte abrange 194 municípios dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Para, Rondônia e Roraima, dos quais 95 estão situados ao longo de 10.938 km de fronteiras. Sua área de atuação corresponde a 32% do território nacional, onde habitam cerca de 8 milhões de pessoas.

A senadora Fátima é uma das 43 parlamentares que na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2007 incluíram emendas que totalizam R$ 136 milhões, e outros R$ 271 milhões foram emendas de bancada. Os municípios de Alto Alegre dos Parecis, Buritis, Cujubim e Ministro Andreazza foram alguns dos municípios atendidos com obras de infra-estrutura nas vias urbanas mediante emendas colocadas pela senadora. 

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)