Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bancada de Rondônia unificará ações em prol do estado


A bancada de Rondônia no Congresso Nacional se reuniu mais uma vez hoje e reafirmou compromissos já discutidos em outras reuniões: fortalecer a unidade e definir ações para uma agenda positiva em favor do estado. Nesta quinta-feira (17) deputados e senadores rondonienses voltam a se reunir na câmara para discutir as emendas de bancada para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – que norteia os investimentos do Orçamento Geral da União.

Entre as prioridades das ações, a bancada definiu a restauração da BR 364 e a adequação de travessias nas cidades cortadas por essa rodovia; pavimentação da BR 429, e conclusão do Hospital de Cacoal; construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira (RO) e do gasoduto Urucu (AM)-Porto Velho, além da liberação de mais recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para os estados da Amazônia Ocidental (Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima), a regularização fundiária do estado e a questão do linhão. Outro ponto  importante que a bancada dará uma atenção especial é a questão da transposição dos servidores do antigo território para o governo federal. Hoje, esses servidores estão vinculados ao governo estadual.

A deputada Marinha Raupp (PMDB-RO) disse que a bancada está unida em defesa de projetos e propostas que possam proporcionar o desenvolvimento e o fortalecimento econômico do estado. "Acho que após as nomeações dos ministros pelo presidente Lula e a conclusão da coalização de partidos que integram a base aliada de apoio ao governo federal no Congresso, a bancada entende que agora precisa definir um calendário de ações em favor de Rondônia".

A reunião da bancada de Rondônia foi presidida pelo coordenador da bancada no Congresso, deputado Eduardo Valverde (PT).
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)