Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Balanço da Polícia Militar aponta redução de conflitos agrários no campo e na cidade em Rondônia


Gente de Opinião

Reintegração de posse em Extrema

Balanço divulgado pela Polícia Militar de Rondônia demonstra que nos primeiros seis meses de 2015 o clima foi de tranquilidade, em relação aos conflitos rurais e urbanos pela disputa de terras. No primeiro semestre deste ano, a polícia cumpriu 18 mandados de reintegração de posse, expedidos pelo Poder Judiciário; dois a menos que no mesmo período em 2014, quando 20 mandados foram expedidos. Durante todo o ano de 2014, foram 35 reintegrações.

“O quadro é de estabilidade”, disse o capitão Carlos Alberto Oliveira – da Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO) do Comando da Polícia Militar.

A expectativa para 2015 é que não haja muita alteração no quadro em termos de quantitativos. Para o coronel Nilton Kisner, comandante-geral da PM, a quantidade de mandados de reintegração de posse no campo e na cidade pode estar relacionado com as ações de políticas públicas do governo do Estado, que desde a primeira gestão (2011 a 2014) vem organizando o campo com a entrega dos títulos rurais e urbanos com o objetivo de tornar o proprietário de fato, ser também proprietário de direito.

Segundo a secretária estadual adjunta da Agricultura, Mary Braganhol, o governo pretende entregar para os agricultores, somente neste ano, mais quatro mil títulos que, somados aos já entregues até 2014, superarão a casa dos dez mil títulos. Para a secretária, o grau de satisfação no campo com a regularização fundiária, além de resolver o problema de terras, diminui os conflitos, o que é o objetivo do governador Confúcio Moura.

Gente de Opinião

Antes da desocupação determinada pela Justiça, policiais realizam estudo na área para avaliar possibilidade de resistência

“A reintegração de posse não é uma iniciativa da Polícia Militar. A presença de policiais nas ações cumpre determinação judicial, por meio de notificação. Nosso papel é trabalhar para garantir a ordem durante o cumprimento do mandato judicial, visto que, sem a presença da PM, seria impossível manter a ordem, e os oficiais de justiça dificilmente conseguiriam executar os mandatos”, esclareceu o coronel Kisner, comandante da PM rondoniense.

A mais recente reintegração de posse, ocorrida no primeiro semestre, foi no distrito de Extrema, região de Porto Velho, finalizando as ações na primeira metade do ano, conforme o capitão Carlos Alberto Oliveira. Esse trabalho foi desencadeado no início do mês de julho, atendendo ao mandado de execução de processo da 5ª Vara Federal.

A ação foi comandada pelo tenente-coronel Valter Donizete Israel, que utilizou o Pelotão de Choque como equipe de prevenção, para que fossem realizadas as vistorias das pontes da Linha 04, no distrito de Extrema. Nesses casos, a finalidade é reconhecer a inexistência de armadilhas e emboscadas que pudessem prejudicar o trabalho da tropa, conforme consta no relatório.

A reintegração de posse funciona da seguinte forma: a parte que se julga prejudicada solicita ao juiz um mandado de reintegração de posse da área ocupada, que é enviada ao gabinete do comandante-geral da PM. O comando despacha o mandado para a Coordenadoria de Planejamento que informa aos Batalhões as áreas a ser reintegradas, conforme o capitão Oliveira. 

O juiz da vara correspondente expede o mandado de execução e a polícia Militar envia à Coordenadoria Regional correspondente. Esse mandado chega por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO) ao batalhão da área, que posteriormente faz um estudo da situação, gerando um documento sobre a situação observada pelo oficial da Polícia Militar.

É no estudo de situação que os oficiais da área entram em contato com os invasores. Nesse contato eles conseguem chegar à área a ser reintegrada: verificam se tem armamento e outras situações de risco, se vai haver resistência ou não, por parte dos invasores. “Essa é a parte mais importante”, disse o capitão.

Tudo que o oficial vê no local, coloca no estudo de situação para ver se é viável fazer a reintegração. Se for o caso, o que vai ser necessário para a eficácia do efetivo. A visita é feita vários dias antes. “Depois daquele problema que tivemos em Corumbiara, 20 anos, modificamos a metodologia e aperfeiçoamos o planejamento, de modo a evitar situações como aquela, obtendo, com isso, resultado positivo, que é realizar a operação sem que haja conflito”, pontuou.

ESTUDO DE SITUAÇÃO

Gente de Opinião

Núcleo de Operações Aéreas da PM realiza vistoria

É no “estudo de situação” que os policiais verificam se vai haver resistência. Nesse caso, é necessário reforçar a segurança e fazer um trabalho mais aprofundado, com a participação do Ministério Público, do secretário de Segurança Pública e o próprio Poder Judiciário vai adotar outras providências em relação ao que ocorre naquela área: se há foco de resistência e outras situações que requeiram a presença de um maior contingente e, se for o caso, a presença do Companhia de Operações Especiais (COE).

No relatório de Extrema, o tenente coronel Israel ressaltou a eficácia da operação. Segundo ele, o grande efetivo empregado teve o impacto psicológico desejado. “A estratégia visa afastar qualquer possibilidade de reação dos invasores da área a ser reintegrada, o que torna o trabalho de menor complexidade visando á garantia da ordem”, aponta o relatório.

A ação ocorreu na Fazenda Boi Vermelho, cujo  responsável é conhecido como “Senhor Catingueiro”. Segundo o relatório  da PM, o responsável pela administração da fazenda deixou de atender às exigências demandadas como essenciais para a realização da reintegração de posse, o que atrasou a ação por mais de 3h.

A tropa foi deslocada no dia 15 de julho, um dia antes do previsto para a reintegração. Liberadas as pontes, foi estabelecida a segurança das cabeceiras de pontes com equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE).  O ato seguinte foi o contato com o líder dos assentados, senhor Lourival, lendo-se, pelos oficiais de justiça, a decisão para a retirada dos invasores, expedida pela 5ª Vara Federal – Agrária e Ambiental. Por determinação da Justiça, foram demolidas 52 edificações localizadas ao longo da Linha 04 e dos dois ramais transversais.  A ação ocorreu nos dias 16 e 17 de julho.

A posse de um terreno somente pode ser reivindicada, pelo proprietário de direito. Ou seja, quem tem título de propriedade devidamente registrado no Registro de Imóveis. A pessoa que tem o título (escritura de compra e venda), mas não tem registro, não terá êxito na ação reivindicatória, que será julgada improcedente, porque não tem o direito que fundamenta o pedido. O possuidor tem direito a ser reintegrado no caso de esbulho (Código de Processo Civil, art. 926).

A reintegração de posse se dá nos casos em que o proprietário ou possuidor foi despejado de seu imóvel em virtude de ato violento (invasão armada), clandestino (invasão de forma furtiva) ou abuso de confiança ou com apropriação indébita da posse. O proprietário presume-se possuidor. Por isso, ele pode escolher entre dois caminhos para recuperar o imóvel que se encontra em poder de outrem.


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Arquivo/PMRO
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)