Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bairro novo doa Estação de tratamento de água e esgoto à Caerd



A Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários vai repassar à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) todo seu sistema de esgotamento sanitário, como já ocorreu com o sistema de abastecimento de água. A assinatura do termo da última etapa de entrega programada está marcada para essa semana.Bairro novo doa Estação de tratamento de água e esgoto à Caerd - Gente de Opinião

O complexo de condomínios da Bairro Novo é o único de Porto Velho com saneamento básico completo, constituído de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem. “Um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões que passa ser gerenciado e operacionalizado pela Caerd, sem onerar os cofres públicos”, ressalta o gerente de incorporação do condomínio, Anderson Lins.

O sistema de tratamento e abastecimento de água dos 12 condomínios da Bairro Novo foi repassado à Caerd no primeiro semestre desse ano. Foram entregues quatro poços de alimentação, uma Estação de tratamento de água (ETA), um reservatório apoiado - com capacidade de 500 mil litros - e um reservatório elevado atendendo exclusivamente ao Condomínio Lírio, com capacidade de 400 mil litros.

Agora, a Caerd vai receber também todo o sistema de esgotamento sanitário. São duas Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE I, projetada para atender sete condomínios - cerca de cinco mil habitantes - e a ETE II dimensionada para alcançar os outros cinco condomínios - dez mil habitantes. Juntas, as duas estações tratam 90 m³ (metros cúbicos) de esgotos por hora.

As ETE’S foram construídas com tecnologia moderna e custaram cerca de R$ 4 milhões. O gestor de programas de engenharia da Bairro Novo, Lourinei Cipriani Goedert, explica que “a utilização de um sistema misto (aeróbico e anaeróbico) garante maior eficácia no tratamento do esgoto”. Além disso, com o Painel de Automação, as atividades de controle e manutenção ganham maior precisão.

De acordo com o diretor técnico e operacional da Caerd, Mauro Berberian, a estrutura representa um grande ganho para a Companhia, que “em contrapartida se propõe a operacionalizar da melhor maneira”. Para tanto, cinco funcionários da Caerd iniciam ainda essa semana o período de operação assistida, uma capacitação sobre o manuseio correto da estrutura.

ESTRUTURA

O condomínio Bairro Novo é o primeiro bairro planejado de Porto Velho. São 12 condomínios e cerca de 10 mil pessoas contam com o diferencial de viver em um bairro com infraestrutura como saneamento básico, asfalto, iluminação pública, área de lazer, espaço verde, segurança e comodidade para toda a família.

Atualmente restam apenas 35 unidades a venda, com facilidades de compra e opções de financiamento. A estrutura, planejamento e saneamento fazem a diferença na hora de investir no imóvel, pois são itens que não estão disponíveis na maioria dos bairros na Capital. É possível adquirir uma residência no condomínio com as facilidades do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e ainda utilizar-se do Fundo de Garantia - FGTS.

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD) segue atuando fortemente em busca de melhorias para a infraestrutu

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) voltou a debater, mais uma vez, o Plano de Carga

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)