Quarta-feira, 11 de julho de 2018 - 17h05

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB -RO) que institui a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia, a ser realizada a cada ano em todo o território nacional, na semana que compreende o dia 12 de outubro.
Segundo a parlamentar, o objetivo da medida é realizar ações em benefício da prevenção e do tratamento de pacientes acometidos pela microcefalia.
“Durante a semana, o foco será informar profissionais de saúde e a população sobre a doença, estimular o debate com especialistas, e incentivar a realização do acompanhamento pré-natal pelas gestantes”, explica a congressista que é médica.
A microcefalia é uma má-formação congênita na qual o tamanho da cabeça e do cérebro da criança é significativamente menor do que a média. A redução está associada a alterações neurológicas, podendo levar a sequelas graves. A alteração teve crescimento de sua incidência de forma acentuada a partir da epidemia do zika vírus, em 2015.
Além do zika vírus, doenças como rubéola, toxoplasmose e varicela podem causar a microcefalia. Portanto, a segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara destaca a importância da vacinação em dia para prevenir novos casos e a oferta de tratamento. “A detecção precoce é importantíssima, por permitir uma recuperação mais eficaz”.
O relator da proposta na CCJ, deputado Pedro Cunha Lima (PB), enalteceu a iniciativa de Mariana por tratar da conscientização popular sobre a microcefalia.
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi

Deputada Ieda Chaves resgata idosa, 10 animais e revela drama humano em Porto Velho
Após uma ação da Patrulha de Resgate, um projeto liderado pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) na última semana, no bairro Aponiã, em P

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)