Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência pública vai tratar de alfandegamento e balsa no rio Guaporé, em Costa Marques

Autoridades do Brasil e da Bolívia vão discutir o tema, em audiência proposta pelos deputados Alex Redano e José Lebrão


Audiência pública vai tratar de alfandegamento e balsa no rio Guaporé, em Costa Marques  - Gente de Opinião

A implantação do alfandegamento e a instalação de balsa para a travessia do rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com Puerto Ustarez, no Departamento do Beni, na Bolívia, serão debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (25), às 15 horas.

O presidente da Casa, Alex Redano (Republicanos) e o deputado José Lebrão (MDB), são autores da propositura da audiência, que vai ter como tema centra o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para que a alfândega da Receita Federal seja implantada e uma balsa para a travessia do Guaporé seja implantada, facilitando o comércio e o transporte entre os dois países.

"A implantação da alfândega e a instalação da balsa de travessia, fomentarão o comércio, o turismo, a geração de empregos e o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e a Bolívia, com ambos os países tendo benefícios com esse sonho de décadas tornando-se realidade", explicou Redano.

Defensor dessa maior aproximação entre Brasil e a Bolívia, o deputado Lebrão reforçou que "com a balsa de travessia do Guaporé, vai facilitar o livre transporte e o comércio, facilitando o acesso em ambas as nações. Já a alfândega, vai garantir segurança jurídica nas relações comerciais e empresariais, com o recolhimento de impostos e taxas".

Autoridades dos dois países devem participar da audiência pública. Do Brasil, membros da bancada federal, do Ministério das Relações Exteriores, representantes da Polícia Federal, da Receita Federal e de outros órgãos, deverão estar presente.

Pelo lado boliviano, membros do Governo Federal, do Senado e de outras instâncias de poder deverão estar presentes, além do governador do Departamento do Beni, Alejandro Unzueta; a presidente da Assembleia Legislativa do Beni, Cecília Justiniano; o alcaide (prefeito) de Trinidad, Miguel Arratia, entre outras autoridades.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)