Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 21h23
A prefeitura de Porto Velho participou da audiência pública que tratou do cronograma de atividades do programa Luz para Todos, realizada na tarde de ontem, terça-feira (26) na Câmara Municipal. O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gerardo Martins, representou o prefeito Mauro Nazif, que estava em outra agenda e não pôde comparecer. Os secretários adjuntos de agricultura, Licério Soares e de regularização fundiária e habitação, Antônio Carlos Pereira também prestigiaram o evento.
O vereador Edmo Ferreira (Dim Dim) foi quem propôs a realização da audiência. Ele explicou que o principal objetivo foi obter explicações técnicas sobre o cronograma de atividades no Município. “Nossa população, que deveria estar usufruindo do benefício do programa, vem sofrendo pela falta de energia elétrica”, justificou. Ainda segundo o vereador, existem produtores no distrito de União Bandeirantes que aguardam pelo benefício há 12 anos. “Muitos estão com os postes na frente das casas, mas a energia elétrica não chega”, disse. A falta de equipes para manutenção também é uma constante, afirma o político. “Há casos em que os produtores ficam mais de uma semana sem luz por conta de problemas na rede”, completou.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Luiz Pires, o fato de muitos produtores rurais ainda não terem acesso ao Luz para Todos é um descaso para com o homem do campo. “Como combater a miséria se não dão condições ao agricultor para que aumente a sua produção e conserve o que já colheu”, questionou.
Já o representante do Comitê Estadual do Luz para Todos, Pedro Oliveira, defendeu-se de acusações e informou que o colegiado cumpriu com suas atribuições ao realizar levantamento completo das demandas e, posteriormente, informar essas necessidades ao Governo Federal em Brasília, que é o idealizador do programa. “O comitê jamais deixou de cumprir com suas responsabilidades”, enfatizou.
Histórico
O coordenador do Luz para Todos, Antônio Carlos de Castro, apresentou um histórico do programa em nível federal e estadual desde a sua implantação, em 2004. Segundo dados estatísticos apresentados por ele, até 2010 foram beneficiadas 14 milhões de famílias em todo o Brasil. Em Rondônia, a meta inicial era 48 mil famílias de produtores rurais, número este elevado para 61 mil. “Até o final de 2011, 71 mil famílias foram beneficiadas no estado. Isso significa que a meta foi cumprida”, afirmou.
Ainda de acordo com os dados apresentados por Antônio Carlos, 13 mil famílias de produtores rurais em Rondônia não foram contempladas com a energia elétrica. “Todas serão atendidas com recursos próprios da Eletrobrás”, afirmou. Disse também que a determinação do Governo Federal é universalizar (atender 100%) das famílias nas regiões rurais do Brasil.
O gerente do programa, José Carlos Carregaro, informou que a meta do Governo Federal é atingir todas as famílias até 2014. Para atender as 13 mil famílias restantes em Rondônia será necessário investimento da ordem de R$ 178 milhões.
Avaliação
Na avaliação do presidente da Emdur. Gerardo Martins, os números apresentados por Antônio Carlos demonstram o resultado positivo do Luz para Todos em Rondônia, especialmente na zona rural de Porto Velho. Ele elogiou a iniciativa do Governo Federal e informou que as demandas apresentadas à gestão municipal estão sendo encaminhadas à Eletrobrás, que é a responsável pela execução do programa.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)