Domingo, 5 de julho de 2015 - 22h07
Será realizada nesta segunda – feira, 6, a partir das 14h no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, a audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que apura a violência contra Jovens Negros e Pobres.
Os integrantes do colegiado estão visitando todas as capitais do Brasil para ouvir depoimentos de vítimas e visitar locais, onde já foi registrado casos de violência contra esse grupo social que vem liderando o ranking de mortes por armas de fogo, conforme dados da Anistia Internacional.
Segundo a entidade, o Brasil é o país onde mais se mata no mundo, superando muitas nações em guerra. Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticada por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.
A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional.
No mapa da violência de noventa países, o Brasil aparece na 11ª posição, enquanto no cenário nacional, a maior vulnerabilidade dessa faixa da população está em Alagoas. Rondônia fica na 17 ª colocação no cenário nacional, enquanto na região Norte, está em terceiro lugar em número de casos, ficando atrás apenas do Amazonas e de Belém.
Foi com base nesse realidade que a Câmara dos Deputados instalou a CPI para investigar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil.
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) é a 2ª vice - presidente, da CPI, que tem como presidente, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O 1º vice – presidente é o deputado Orlando Silva (PC do B – SP). O deputado Wilson Filho (PTB – PB) é o 3º vice – presidente e a deputada Rosangela Gomes (PRB – RJ) atua como relatora.
Fonte: Ascom
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)