Terça-feira, 12 de julho de 2011 - 21h01
A prefeitura de Porto Velho, através da coordenação da secretaria municipal de Planejamento (Sempla) promoveu no último sábado (09/07), audiência pública para tratar do setor de agricultura. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, José Wildes e seu adjunto, Jeoval Batista, o secretário de Meio Ambiente, José Gadelha, o secretário de Planejamento, Sérgio Pacífico, representantes da coordenadoria de Estradas Rurais, da secretaria municipal de Obras (Semob) e representando a Câmara Municipal, o vereador Jurandir Bengala.
Durante a audiência foram apresentados os programas e ações desenvolvidas pelo município nesta área, como o Programa de Recuperação de Áreas degradadas (Prade); o Direto da Roça, que auxilia no transporte de frutas, verduras e cereais do campo para o comércio; o Arco Verde, de manejo e recuperação das pastagens; a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais); as agroindústrias; o transporte da produção; a feira do produtor e outros.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Sérgio Pacífico, a audiência serve para discutir as propostas da área de Agricultura a serem inseridas no orçamento participativo de 2012. “Os programas desenvolvidos hoje pelo município tiveram sua criação discutida durante as audiências públicas, daí a importância dela e da participação popular”, acrescentou.
Grande parte da audiência foi dedicada a discussão sobre a necessidade de fortalecimento do setor produtivo e maiores investimentos devido a demanda que cresceu consideravelmente. Participaram produtores rurais do entorno da cidade e de distritos.
Outros pontos debatidos durante a audiência revelaram a importância do fortalecimento da piscicultura em Porto Velho. O secretário José Wildes destacou que a prefeitura vê este setor como uma das grandes potencialidades da região. “O prefeito Roberto Sobrinho atento a isto criou a coordenadoria da pesca e já iniciamos a construção de um plano de pesca”, enfatizou.
Durante a audiência foi apresentado a composição desta nova coordenadoria que está ancorada na Semagric. A secretaria de Meio Ambiente também deu sua contribuição explicando sobre os procedimentos de licenciamento das áreas rurais para produções agrícolas.
Educação
A audiência pública para discutir as propostas da área de educação a acontece nesta quarta feira (14), no Teatro Banzeiros. O evento terá início às 9 horas e será coordenado pelas Secretarias Municipais de Planejamento (Sempla) e Educação (Semed).
Fonte:Meiry Santos
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes