Sexta-feira, 18 de maio de 2012 - 12h13
Ainda como secretário Municipal de Agricultura, Wildes colocou em prática uma série de projetos que resultaram na geração de empregos, melhoria da renda, aumento da produção agrícola e melhoria da qualidade dos produtos.
O vereador viabilizou, por exemplo, a contratação de um veterinário para garantir o funcionamento do frigorífico de Abunã, o que gerou 250 empregos diretos e ainda pode chegar a 400 vagas de trabalho.
De acordo com as leis brasileiras e internacionais, qualquer indústria frigorífica só pode funcionar se tiver um veterinário para fazer o controle da qualidade e da saúde dos animais.
Antiga reivindicação da comunidade de Abunã, o frigorífico é responsável pelo abate de 300 cabeças de gado por dia, mas tem capacidade para abater 500 cabeças.
Os produtos do frigorífico de Abunã são destinados ao abastecimento das principais cidades de Rondônia, podendo chegar a outros Estados e até exportados.
O vereador José Wildes também proporcionou outros benefícios ao distrito de Abunã, como os serviços de destoca, gradagem e correção do solo com calcáreo nas propriedades rurais das linhas 21, 23 e 25, o que permitiu o aumento e a melhoria da produção agrícola.
Esse trabalho faz parte do projeto de fruticultura, desenvolvido em conjunto com o Instituto Camargo Correa, Emater, Prefeitura de Porto Velho e Sebrae.
Só no distrito de Abunã o projeto atende a aproximadamente 80 produtores rurais com destoca para o plantio de abacaxi, incluindo os produtores do Ramal do Pneu, Linha Conquista, 9ª Linha e Noninha. Em União Bandeirante o projeto apoia o plantio de banana, e no assentamento Joana Darc a produção de açaí.
Wildes destaca a importância desse apoio aos agricultores, pois os serviços oferecidos representam a parte mais cara da produção.
Ele ressaltou o trabalho de pessoas como o Davino “Cabeça Branca”, líder da cooperativa dos produtores rurais da Vila da Penha; do Altair da Linha 23, líder da Associação local; bem como do Oséias, ex-presidente da associação; e do Antônio Leandro, da 9ª Linha. “Esses líderes sempre nos procuram em busca de soluções para os problemas da comunidade. Como secretário Municipal de Agricultura, fizemos o trabalho de competência do Executivo. Agora, de volta à Câmara de Vereadores, mantemos a mesma disposição de estar sempre ao lado dos trabalhadores”, disse José Wildes.
Para o vereador José Wildes, sem apoio nos serviços de mecanização da terra esses produtores teriam dificuldades de melhorar a produção e aumentar a renda.
“Como vereador, estou acompanhando o andamento desses projetos para que tenham continuidade, e assim possam melhorar ainda mais as condições de trabalho e a qualidade de vida no distrito de Abunã”, finalizou o vereador.
Fonte: Ascom
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis