Sexta-feira, 28 de agosto de 2015 - 05h02
Presidida pela deputada Mariana Carvalho (PSDB - RO), a CPI dos Crimes Cibernéticos promoveu ontem, quinta-feira (27), audiência pública com a participação de representantes de “gigantes” da internet: Google, Facebook, Twitter e Yahoo.
O objetivo principal foi conhecer as ferramentas usadas pelas empresas para proporcionar segurança aos milhões de usuários e as posturas adotadas diante de comportamentos abusivos e criminosos.
Para a tucana, o aumento dos crimes cibernéticos na rede mostra que as estratégias usadas são insuficientes.
Mariana Carvalho lembrou que muitos desses delitos acontecem dentro dessas grandes plataformas na web.
“Observamos que, por mais que tentem mostrar que estão agindo de forma eficaz, ainda é um mínimo”, resumiu a tucana após a audiência.
Segundo ela, diante desta realidade, a CPI vai trabalhar fazendo um diagnóstico e ouvindo os setores envolvidos para, ao final, sugerir uma legislação capaz de obter resultados positivos na luta contra esses crimes.
A congressista informou que o colegiado conta com a colaboração das empresas para o trabalho, dado a relevância que elas têm hoje na internet e da importância de buscar formas de incrementar a segurança na internet, sempre visando dar mais segurança aos usuários.
A web é constantemente palco de crimes financeiros e contra a honra, entre vários outros que serão analisados pela CPI, conforme a sua presidente Mariana Carvalho.
“Estamos apenas no início das investigações”, frisou ela, adiantando que na semana que vem a CPI começará uma ofensiva mais direta em relação aos crimes.
Na próxima reunião, conforme Mariana Carvalho, serão votados requerimentos, inclusive de novas audiências públicas.
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu