Terça-feira, 19 de julho de 2011 - 15h48
O número de atendimento nas Farmácias Populares em Porto Velho aumentou mais de 19% nesse primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 foram atendidos 33.910 pessoas. Neste ano, o número saltou para 41.605, de acordo com os dados divulgados pela diretora do programa Farmácia Popular na capital rondoniense, Jaçoneide Vieira.
Somente o atendimento às pessoas acometidas de hipertensão e diabetes registrou aumento de 10% no primeiro semestre de 2011. Antes, o atendimento era em torno de 5% ao ano, segundo Jaçoneide informou. Ela atribui o aumento significativo ao Programa Saúde Não Tem Preço, lançado em fevereiro deste ano pela presidente da República Dilma Rousseff. O programa determina que as Farmácias Populares também façam a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensos e diabéticos. “Antes dessa medida, os remédios eram distribuídos de graça nas unidades de saúde”, informa Jaçoneide.
Além desse fator, a diretora da Farmácia Popular explica que este ano o Governo Federal incluiu cinco novos itens na lista dos chamados medicamentos padronizados, ampliando para 114 a quantidade de remédios a disposição do público, sendo que desse total, 15 são para tratar portadores de hipertensão e diabetes, todos distribuídos de graça pela Farmácia Popular.
No geral, o número de atendimento na farmácia Popular aumentou 19% nesse primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 foram atendidos 33.910 pessoas. Neste ano, o número saltou para 41.605, de acordo com os dados divulgados por Jaçoneide.
Critérios
A diretora da Farmácia Popular alerta para alguns critérios que devem ser observados pelos portadores de hipertensão e diabetes na hora de procurar receber o medicamento de graça. Um dos pontos principais é atentar para o prazo de validade da receita médica, que é de 120 dias, a contar da data de emissão. Eles também devem estar portando documentos de identificação como RG e CPF.
No caso de alguém precisar enviar terceiros à Farmácia Popular para receber os medicamentos de graça, é necessário que a pessoa, além dos documentos pessoais (RG e CPF) também esteja portando procuração devidamente assinada pelo paciente e com firma reconhecida em cartório.
Horários
Em Porto Velho existem duas Farmácias Populares, uma na Rua Dom Pedro II com Joaquim Nabuco, região central da cidade e outra na Rua José Amador dos Reis, zona Leste. Em ambas, o horário de atendimento de segunda a sexta feira é das 8 às 18 horas, sem intervalo para o almoço. Aos sábados, funciona das 8 às 12 horas.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)