Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Associação pede ajuda para atender usuários de drogas


O Conselho Estadual de Combate as Drogas (Conen-RO) em visita técnica a cidade de Ji Paraná conheceu os trabalhos realizados pela unidade filantrópica Associação “Resgate de Vidas”, administrada pela reverenda Rosa Venâncio Teixeira da Silva. A entidade constituída há 13 anos, atende 12 internos e se tornou alvo de famílias desesperadas que buscam apoio para recuperação de usuários de drogas. De forma tímida os administradores oferecem atenção religiosa e um auxílio ínfimos médico e de ocupação trabalhista, esse último voltado apenas para manutenção do local onde vivem.

Na visita o Conselho pretende promover o intercambio entre entidades, de forma que exista uma cultura de ajuda mútua e assim apareçam as ofertas de trabalho voluntário. “O Conen esta aqui para ajudar, criar alternativas e estabelecer um trabalho anti-drogas com ênfase na ação preventiva. Ainda estaremos divulgando a entidade em informativos internos do Conselho que visam estabelecer intercâmbios entre entes afins” – disse o presidente do Conen-RO Neirival Pedraça.

A associação fica situada a rua Cedro (antiga T23), no bairro JK, nº 3260, telefone para contato 3424 1370. O ambiente é composto por alojamentos, uma cozinha, um refeitório, um pátio para ações devocionais e uma área de aproximadamente 10 mil metros, com árvores e construções que estão sendo reaproveitadas com o tempo e de acordo com o desenvolvimento das ações, neste ultimo caso os olhos estão voltados para “um trabalho intenso de prevenção” – afirmou a auxiliar da reverenda, Eva Batista Dias.


DIFICULDADES

O trabalho é realizado com dificuldade por falta de vinculo com as políticas públicas destinadas ao combate as drogas, segundo o relato da gestora muito se deve a forma como a entidade foi constituída, hoje de utilidade pública, mas começou com ações de caridade pois os primeiros internos foram surgindo ao participarem de cultos e encontros realizados no local pela igreja do evangelho quadrangular, com o tempo e adesão, a igreja foi transferida e cedeu o terreno para a formação da associação.

O apoio de voluntários, como exemplo o médico clinico geral, Dr Augusto, que atende em sistema de plantão os internos, as famílias que prestam doação financeira ou de material, são ínfimos em relação a demanda. Há tempos os gestores procuram ajuda para feitura de um projeto arquitetônico para tornar o ambiente propicio a um trabalho de prevenção, com salas de palestras e locais para realização de oficinas e formação profissional. Tudo ainda faz parte de um sonho, pois a entidade foi forçada pelo destino a atender na recuperação de usuários, alguns deixados e esquecidos pela família no local.

Existe a proposta de transferência do trabalho de recuperação para uma chácara, mas a entidade ainda precisa de ajuda formal para elaboração do projeto. “Nosso sonho é reestruturar nosso atendimento e fomentar a prevenção, tirar das drogas é muito mais difícil” – desabafou Eva Batista. Ainda assim a associação pretende montar uma creche e uma serralheria para atender a demanda dos internos.

A partir deste contato o Conselho deve estabelecer o contato com a entidade e buscar parcerias para ajudar nos trabalhos da Associação, a priori ficou agendado uma visita do presidente a associação e posterior distribuição de material informativo para fomentar o trabalho de prevenção no bairro e nos encontros realizados pela igreja em parceria com a associação.

Fonte: Aurimar Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)