Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assembleia Legislativa realiza evento “Deputado por Um Dia”


Assembleia Legislativa realiza evento “Deputado por Um Dia”    - Gente de Opinião

 A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira (18) o evento “Deputados por Um Dia”, onde alunos de escolas públicas e particulares podem conhecer melhor o regimento da Casa de Leis atuando como parlamentares em Sessão Plenária dos Estudantes, para comemorar o Dia Nacional do Estudante.

O projeto, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), foi aprovado em 2017 e tem o objetivo de estimular a curiosidade dos jovens no âmbito político, para que assim entendam melhor o processo legislativo e se sintam incentivados a participar destas questões no futuro. “Serve como forma de aproximar os interesses políticos aos mais jovens, de forma que os levem a um regime democrático”, afirmou o deputado ao justificar o evento.

O procedimento do “Deputado por Um Dia” se inicia na escola com a eleição dos deputados, sequenciado de diversas explicações e ações. Nessa manhã houve a cerimônia de diplomação dos eleitos e divisão dos membros de comissão. No dia 1º de junho próximo haverá a sessão parlamentar dos estudantes, onde será votada a Mesa Diretora e os alunos atuarão conforme o Regime Interno, realizando reuniões, fazendo votação de projetos e afins.

Para explicar o funcionamento da Casa e do evento o secretário legislativo da ALE Carlos Manvailler fez uma apresentação para preparar e orientar os alunos, esclarecendo funções, andamento de processos e projetos na Casa, assim como o trabalho feito pelos legisladores. “Fiquei muito feliz com a aprovação desse projeto ano passado e com a iniciativa do Jesuíno, pois eventos como esse trazem os jovens para mais perto das questões políticas de sua região”.

A secretária da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, Elisette Mesquita parabenizou a Casa de Leis pelo projeto e aos jovens envolvidos no evento. “Vocês estão conhecendo todo o processo legislativo e espero que possam conhecer o processo eleitoral mais tarde”.

Ela ressaltou a importância dos eleitores na corrida política. “Deve-se prestar atenção na importância do eleitor nesse processo. Vocês têm de votar com responsabilidade, pois a confirmação dada na urna é o futuro de municípios, estados e do seu país”.

O pastor Daniel Alves, representante de Boabaid na solenidade, falou sobre a importância do projeto. “É uma oportunidade única de conhecer mais a fundo essas questões, então que vocês possam fazer jus e se dedicar”.

David Henrique Oliveira, de 12 anos, aluno eleito do colégio José Otino, fez um discurso e se disse grato por participar do evento e conhecer melhor a Casa de Leis. “Estou aqui representando o José Otino de Freitas e quem lá estuda e quero dizer, por eles, que é uma honra estar aqui hoje”. Ele disse saber que o trabalho dos legisladores não é tarefa fácil e se disse disposto a se dedicar e dar o melhor no evento. “Mas todos aqui estão muito felizes com o projeto”.

Rafaely Loren Pinheiro Costa, de 17 anos, representante da escola Murilo Braga também agradeceu a Casa de Leis pela iniciativa. “Hoje percebemos que a mudança em nosso país deve começar pelo povo e graças a esse projeto nós teremos uma melhor noção, para que nós possamos votar com consciência para sermos representados da melhor forma”.

Ao fim da solenidade a representante do TRE fez um convite a todos os interessados para que participem do projeto “Patrulha Eleitoral”. Serão dois sábados inteiros onde os jovens aprenderão noções básicas dos três poderes e também sobre o período de eleições.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal e irão até o dia 10 de junho e a realização das aulas serão nos dias 23 e 30 de julho.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)